Projeto leva conhecimento sobre Astronomia para as comunidades . Foto: Freepik

Reportagens

Caravana Espacial leva conhecimento científico para as cidades do RN

Projeto coordenado pela UFRN vai percorrer 30 municípios com laboratório sobre rodas, para despertar o interesse sobre ciências aeroespaciais

06 de dezembro de 2022

Por Cinthia Lopes | Típico Local

Trocar o ambiente acadêmico pela estrada e levar conhecimento sobre ciências e tecnologias aeroespaciais às populações de municípios do Nordeste de forma acessível, motivou a criação de um projeto inédito que vai partir do RN para além das porteiras do estado. Trata-se da “Caravana Espacial: o interior encontrando Espaço”, que irá percorrer 22 municípios do Rio Grande do Norte e oito cidades de outros estados da região, a partir de março de 2023. O projeto é composto por um laboratório sobre rodas, exposições científicas itinerantes, bate-papos e observações didáticas do espaço por meio de um planetário móvel.

Idealizado pelos físicos José Henrique Fernandez e Anderson Guimarães Guedes, a Caravana será coordenada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e conta com a colaboração de membros da Rede Nordeste Aeroespacial (UFRN, UFPE, UEMA e UFMA), Centros de Lançamento de Foguetes, Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CTV-Espacial/AEB) e do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFRN). 

O objetivo é disseminar temas de ciência e tecnologias aeroespaciais para cidades carentes de museus e laboratórios, contribuindo para a alfabetização científica de jovens estudantes e do público leigo em geral, em temas ligados à Exploração Espacial, Astronáutica e Astronomia. 

Serão contemplados municípios nordestinos espalhados entre os Estados do RN, PE, PB e MA. O projeto contará com um micro-ônibus adaptado chamado de “ônibus espacial” e tendas (“satélites”) ao seu redor, com um conjunto de experimentos e equipamentos que permitam a interação com o público. 

“O que se pretende é plantar a 'sementinha' para o despertar de novas vocações para a área”, comentou um dos coordenadores, Anderson Guedes. As exposições ainda contarão com mostras de filmes e noites de observação astronômica orientadas  com a abordagem "Ouvindo estrelas: o que o céu nos conta", assim como as oficinas de lançamento de foguetes e muito mais. “Se o interior não vem até a ciência, a ciência vai até o interior!”, comentam os coordenadores.

Do Rio Grande do Norte serão visitados os municípios de Apodi, Caico, Canguaretama, Ceará-Mirim, Currais Novos, Ipanguaçu, João Câmara, Jucurutu, Lajes, Macau, Mossoró, Nova Cruz, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante, Sao Paulo do Potengi, Natal Tibal do Sul, Martins, Macaíba. Além de Campina Grande (PB), Itacuruba (PE), Caruaru (PE), Vitória de Santo Antão (PE), Recife (PE), Olinda (PE), Fortaleza (space week 2023) (CE), São Luiz do Maranhão (MA).

JORNALISMO CIENTÍFICO

Para a documentação jornalística do projeto está sendo lançado um edital voltado para bolsistas interessados em acompanhar a caravana. São duas bolsas para produção de conteúdo jornalístico em texto, vídeo e gestão das redes sociais do projeto. Para se inscrever basta acessar o link AQUI