Carlos Zens faz show transmitido com repertório dos seus 4 álbuns. Foto: Evaldo Gomes

Agenda Cultural

Carlos Zens digitaliza álbuns e lança “Caminhos do Som”

Com quatro álbuns lançados, artista potiguar disponibiliza obra na internet e realiza live direto da Cervejaria Ponta Negra 

10 de novembro de 2020

O universo sonoro das composições de Carlos Zens chega as plataformas digitais de música através do projeto “Caminhos do Som”, com o apoio da Economia Criativa do Sebrae-RN. Para marcar o lançamento em novo meio, o artista realiza nesta quinta-feira (12) uma live na Cervejaria Ponta Negra, a partir das 19h. O evento é híbrido, com transmissão ao vivo pelo Instagram e YouTube: Carlos Zens.
 
Os quatro CD’s disponíveis são: Fuxico de Feira, Arapuá no Cabelo, Ouvindo o Coração e Pescador de Sons do Brasil. Basta ter o aplicativo de sua preferência, adicionar à sua playlist e ouvir quantas vezes quiser.
 
Entre coco, ciranda, baião, xaxado, xote, chorinho, samba e valsa, a cultura popular está presente desde o ritmo à composição, assim como o instrumental que une o popular ao erudito. Cada um dos trabalhos disponíveis extrai o melhor do “tocador de flauta”.
 
Carlos Zens é cria dos bairros de Santos Reis e Rocas, tendo vista para o Rio Potengi e a Praia do Forte dos Reis Magos. Imerso sempre na música, constrói uma trajetória com maestria desde os 19 anos. “Nasceu para tocar flauta”, como diz o flautista Frances Jeans Noel Saghaard. E fez disso sua profissão e expressão de vida. Suas composições trilham a pesquisa sobre a música popular brasileira e promove a fusão entre o erudito e elementos tradicionais da cultura popular. Herdou dos grandes mestres as influências da música erudita como também pela sua formação acadêmica, voltado para a Flauta Brasileira, de:Joaquim Callado, Patápio Silva, Pixinguinha, Benedito Lacerda, Altamiro Carrilho, Zé da Flauta e Sando ex-Quinteto Violado, trazendo sempre componentes marcantes dos ritmos e melodias do povo brasileiro.
 
Sua produção também busca o referencial em mestres com quem trabalhou como Manoel Marinheiro (Boi de Reis); Mestre Marcos (Capoeira de Angola); Mestre Bule Bule (Chulas-BA); a cirandeira Lia de Itamaracá (PE); dos rabequeiros Cícero Carlos e Mestre Paulo da Rabeca (RN); o repentista (Sebastião Dias-RN); do teatro de bonecos do João Redondo (Chico Daniel-RN) e o mestre da sanfona e compositor, Dominguinhos; os mestres do Pife como Sebastião Biano (SP); os Irmãos Aniceto (CE); a Banda de Pífanos (Caruaru-PE), e Zabé da Loca (PB), tem sido um referencial para a sua produção como intérprete, compositor e professor de música.
 
Zens é flautista da Banda Sinfônica da cidade do Natal/RN e músico da Banda “Atmadas”- Word Music. No campo da educação/cultura/social como extensão de sua atuação musical como professor de flauta e pífano, ministra Workshop, oficinas e Palestra sonora nas instituições: Projeto Conexão Felipe Camarão, Instituto Waldemar de Almeida no Vira Vida-SESI-RN (Natal).
 
Fonte: Som Sem Plugs