Casa da Praia lança edital na área de roteiro

Agenda Cultural

Casa da Praia Filmes lança projeto para formação de jovens roteiristas 

O edital vai selecionar 16 jovens entre 18 e 29 anos moradores de Natal e Região para uma bolsa mensal de R$300 durante a formação

05 de maio de 2022

A produtora potiguar de cinema Casa da Praia Filmes, premiada nacional e internacionalmente por filmes como “Sideral” e “Vai Melhorar”, lança, com patrocínio da Lei Câmara Cascudo, Cosern e Instituto Neoenergia, o projeto “Casa da Praia Lab - Sala de Roteiristas”, de formação de jovens roteiristas em Natal e Região Metropolitana. 

O laboratório visa desenvolver 16 ideias de roteiro de curtas-metragens de jovens entre 18 e 29 anos a partir de um calendário de atividades com profissionais especializados da área. Os 16 jovens participantes serão contemplados com bolsa mensal de R$300 durante 6 meses para incentivar sua formação profissional. Terão prioridade de seleção jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com perfis sociais diversos, a partir de políticas de inclusão social e afirmativas.

As inscrições para participação do projeto são realizadas exclusivamente por formulário online, do dia 02 de maio de 2022 até às 23h59 (horário de Brasília) do último dia de inscrição, 31 de maio de 2022. Sendo necessária a apresentação de uma ideia original para um curta-metragem ficcional em forma de uma sinopse. 

Os bolsistas, além de desenvolverem seus próprios roteiros, também receberão tutorias de direção e produção cinematográfica. Além disso, realizarão coletivamente um curta documentário sobre a cidade de Natal.

Segundo o Edital do projeto, este documentário será um “exercício de produção cultural que apresente um novo imaginário sobre o município, baseada em valores democráticos, procurando retratar a Natal destes(as) jovens roteiristas e revelando não somente suas escritas, mas tornando visível para um maior público as personagens escolhidas para as entrevistas e que representam a cidade, elaborando um registro que enfrente o estereótipo de cartão postal e vá além da dimensão turística”. 

A conclusão do curso resultará em diploma, roteiro desenvolvido pelo estudante com consultoria por roteiristas profissionais, e estreia do filme documental produzido pela turma com exibição pública.

“O jovem sairá desta formação com um filme realizado no currículo, um roteiro pronto para ser produzido e conhecimento da cadeia produtiva do audiovisual, podendo assim ter mais facilidade para se inserir profissionalmente no setor”, afirma a produtora Mariana Hardi, uma das idealizadoras do projeto.

O projeto “Casa da Praia Lab - Sala de Roteiristas” é beneficiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, patrocinado pelo Instituto Neoenergia e pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte - COSERN via o Edital Transformando Energia em Cultura 2021.

O curso de produção de roteiro “Casa da Praia Lab” é orientado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, apoiada pelas Nações Unidas (ONU).

São, portanto, propósitos do projeto: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos; alcançar a igualdade de gênero e empoderar mulheres e meninas; promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, com geração de emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos; e reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

Nesse sentido, o projeto tem como público-alvo jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica sem ou quase sem acesso ao setor produtivo audiovisual e cultural. Têm prioridade de participação jovens que pertencem a famílias com renda mensal per capita de até meio salário mínimo ou que possuam renda familiar mensal de até três salários mínimos, não considerando como renda quaisquer auxílios ou benefícios governamentais.

Serão selecionados  prioritariamente jovens moradores de regiões administrativas ou bairros com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) e Índice de Qualidade de Vida Urbana (IQV/IQVU), conforme o Plano Municipal de Assistência Social 2022-2025 de Natal.

Para garantir maior diversidade, o Edital também prevê que 50% das vagas serão destinadas a mulheres (cis, trans e travestis), pessoas não binárias e agêneras; 25% para pessoas autodeclaradas negras, pardas, indígenas e amarelas; e 25% para a comunidade LGBTQIAP+.

Segundo o produtor Pedro Fiuza, um dos idealizadores do projeto, “nosso intuito é promover a inclusão social, econômica e política na produção audiovisual potiguar, procurando diminuir a desigualdade neste mercado de trabalho, considerando as diversidades de gênero, raça, etnia, sexualidade, classe social, religião, território, condições econômicas e de moradia”.

Serviço:

Inscrição: 02 de maio de 2022 até 31 de maio de 2022

Link do edital: 

https://drive.google.com/file/d/1Ns6529Ll0OgM3pSSGJcfB5rPlUvaNraV

Link do formulário: 

https://forms.gle/durR9cdcyACJUug49