Happy Hour marcou a despedida do artista Arthuri para temporada na Irlanda.Foto: Cinthia Lopes

É Típico!

Casarão Cultural da Dr Barata dá o pontapé para residência artística

Espaço em construção pertencente ao crítico Manoel Onofre Neto abrigou processo de criação do artista Arthuri, que está de viagem para Irlanda

18 de agosto de 2022

Cinthia Lopes

O endereço da rua Doutor Barata, número 199, Ribeira, já pode ser considerado um espaço cultural em construção; Ou como se descreve no mundo da arte, uma ‘residence in artistic'. O prédio foi adquirido recentemente pelo promotor de justiça do RN e colecionador de artes Manoel Onofre Neto com a finalidade de transformá-lo em espaço cultural, principalmente no fomento às artes visuais. Na última quarta-feira (18) ali foi celebrado o encerramento dos trabalhos (residência artística) do talentoso Arthuri, artista que vem se destacando na atual cena da arte contemporânea. Arthur Ricardo no RG, artisticamente conhecido como Arthuri,  embarca nas próximas semanas para uma residência artística na Irlanda, a “ilha Esmeralda”, conhecida por sua paisagem de tons verdes exuberantes, pela cultura e a famosa cerveja Guiness. Principalmente ao que interessa o artista, por ser um polo cultural para as artes visuais. 

Amigos, galeristas, jovens artistas, músicos e críticos de arte, como Manoel Onofre Neto e Edrisi Fernandes, participaram da festa de despedida. 

Arthuri tem sua obra ligeiramente identificada com a do nova-iorquino Basquiat, por seguir um estilo de pintura do inconsciente por meio de expressionismo, em diálogo com outras expressões como a música e o grafite. Sua arte esconde mensagens e personagens que dialogam com o espectador, como o “coelho branco’, que é o alter ego do artista. Arthuri também é músico talentoso, com serviços já prestados na antiga banda Os Bonnies . 

O prédio que Manoel Onofre adquiriu é um galpão onde até recentemente funcionava o depósito da Mar e Pesca, quase em frente a antiga Galeria B-612. O local tem muito potencial para centro cultural. Dois andares e uma laje onde será possível ver o pôr do sol. Ele explicou que se trata de um imóvel antigo, de linhas modernas, porém sem uma marco arquitetônico de destaque, pois vinha sendo reformado ao longo dos anos. Para a reforma o promotor está em busca de recursos e parceiros. 

Durante o happy hour de despedida de Arthuri, os críticos de arte presentes no evento bateram o martelo sobre o próximo nome da residência artística: Daniel César, D. Cesar, artista que se define no abstracionismo geométrico e expressionista. Recentemente D. César foi convidado por uma galeria de SP para produzir conteúdo para uma exposição. Assim, no bairro dos Xarias, o Casarão da Dr Barata vai fazendo história.