Cerveja Ciranda pode ser saboreada na própria taça. Foto: Divulgação

É Típico!

Cena cervejeira natalense ganha sua porção Armorial

Cervejaria Armorial homenageia movimento criado por Ariano Suassuna e mistura sabores regionais a receitas clássicas

28 de janeiro de 2022

Cinthia Lopes | Editora do TL

O reino encantado das cervejas artesanais acaba de ganhar sua porção Armorial. Com elementos mouriscos, nordestinos e ciganos, a Armorial Cervejaria, inaugurada ano passado, chega ao mercado destacando em sua marca uma bela homenagem ao movimento artístico criado por Ariano Suassuna, que ressalta elementos da tradição popular nordestina na construção de obras eruditas. O conceito da cervejaria segue por este viés de incorporar sabores e especiarias nativas do Nordeste e Norte, aproveitando as receitas clássicas da cervejaria mundial. Os rótulos trazem nomes como Nostalgia, Seresteira, Opus I, Cazumbá, Toada, Ciranda, Pabulosa, entre outras.

A marca também aposta na “ciganagem” como modelo de negócio, no qual utiliza o maquinário de outra cervejaria para produzir as próprias receitas. "Nós alugamos o tempo ocioso da cervejaria parceira para produzir nossa própria cerveja e acompanhamos todo o processo. No nosso caso fizemos na Black Sheep”, conta Amandy Bandeira de Araújo, que criou a marca junto com Gustavo Bandeira Leocádio.

Cerveja Nostalgia Sour Saison com notas de Jamelão

“O Movimento Armorial foi responsável por misturar elementos clássicos valorizando a cultura popular. Principalmente na música que a gente se inspirou para pegar essa releitura e ressaltar o imaginário nordestino”, comentou Amandy. A construção foi a partir dos rótulos pensados na arte da xilogravura com elementos armoriais. “Usamos elementos do próprio nome. Os desenhos fragmentos da nossa logomarca que são retrabalhados em cada um dos tipos”. A mesma coisa no produto em si, a cerveja: “A gente repensa os estilos já existentes das cervejas clássicas e acrescenta elementos de regiões do nordeste e norte”.

PONTO DE VENDA: DEGUSTAR OU LEVAR PRA CASA

A Armorial inaugurou em dezembro um pequeno ponto de venda na rua Norton Chaves, 231. Lá, comercializa diretamente para o consumidor e recebe o público para degustações. Também podem ser abastecidas no growler para levar para casa. Quem prefere delivery, a compra pode ser feita pelo instagram, whatsapp ou pelo Ifood. 

| Ponto de vendas na Norton Chaves é parada para abastecer ou tomar algumas taças

Ao todo são 12 tipos de cervejas, entre leves ou mais encorpadas, adocicadas ou amargas. A Red Souer da marca foi batizada de Encarnada. Já a Cazumbá homenageia um personagem presente nas manifestações de Bumba meu boi, popular no Norte e Nordeste. “É um elemento comum das duas culturas, além de ser uma figura que nem é bicho, nem homem ou mulher, nem vivo nem morto, está em constante evolução. Assim a gente pensa na cerveja que é feita com a Cumaru, uma semente bastante aromática do Norte, que imprime sabor combinado ao tipo inglês. E a cada gole vai evoluindo e mudando na boca”, avalia.

Opus 1 ao estilo Belgian Pale Ale

Segundo o cervejeiro, dentre as mais procuradas como “porta de entrada” está a Seresteira, que premium lager mais próximo das pilsen, com lupulagem mais intensa e ingredientes de ponta que melhoram o sabor da bebida. Já as pessoas que são familiarizadas com o universo cervejeiro e acostumados as cervejas mais fortes, a indicada é a Ciranda. “Nossa American Ipa, tem 5 lúpulos da Austrália e EUA um blend equilibrado.