Fotografias compõem o processo de investigação do fotógrafo sobre patrimônio histórico

Agenda Cultural

Cenários históricos de Natal ganham exposição em outdoor

Fotógrafo João Oliveira resgata memória afetiva em imagens de prédios antigos da capital. Outdoor está na esquina da Rodrigues Alves com Mossoró

10 de março de 2021

Entre 2017 e 2020 o fotógrafo João Oliveira documentou fotos que registram o atual estado de parte do patrimônio cultural, histórico e arquitetônico dos bairros que iniciaram a urbanização da capital potiguar, Ribeira e Cidade Alta. A memória afetiva, a nostalgia e o desprezo pela nossa história, visível no abandono de muitas construções, são elementos  presentes nas fotos do projeto “Cidade Ribeira”. Esse trabalho, até então inédito, começa a ser revelado para o público em diversas iniciativas, como numa exposição estilo outdoor nos muros do Margem Hub de Fotografia.

Quem passar pela esquina da Avenida Rodrigues Alves com a Rua Mossoró, no Tirol, poderá ver as fotografias que compõem o processo de investigação do fotógrafo sobre parte do nosso patrimônio histórico. As fotos monocromáticas  da exposição reforçam a ideia de passado, de resistência desse patrimônio, ao mesmo tempo que expõem a indiferença da cidade com parte importante de sua história, agora mais perto das ruínas do que da restauração.

As fachadas abandonadas, algumas já tomadas pela vegetação, são capturadas pelo fotógrafo como um chamado à reflexão sobre o que faz a identidade cultural da capital potiguar.

O projeto de João Oliveira ainda conta com uma exposição online, já disponível em https://www.joaooliveirafoto.com/cidaderibeira . Também será publicado em um e-book, a ser disponibilizado ainda no mês de março. O projeto "Cidade Ribeira" tem patrocínio da Prefeitura do Natal e Governo Federal, por meio da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural.