Sidras artesanais a base de suco de maçã e leveduras. Foto: Divulgação

É Típico!

Cervejaria Dádiva investe em linha de sidras artesanais

Conheça três variações, todas fermentadas de suco de maçã com levedura de vinho branco

30 de dezembro de 2020

Antes desprezadas nas fmesas festivas brasileiras, as sidras vem ganhando um lugar de destaque entre os fermentados artesanais. As recém-lançadas sidras artesanais da linha One Step at a Time da Dádiva & Other Stuff, ou DDV&OS, são o novo projeto da cervejaria Dádiva.

São três diferentes rótulos disponíveis em latas de 473ml diferenciadas por cores. Uma delas, a amarela, é fermentada com levedura de vinho branco. Ela é uma sidra elegante e seca, com sabor evidente de maçã, baixo dulçor e aromas delicados de frutas brancas. Acompanha bem carnes brancas grelhadas, queijos, castanhas e nozes.

Na lata com rótulo vermelho, essa mesma base feita com levedura de vinho branco foi feita com cacau, carvalho e canela. O resultado é uma sidra extremamente complexa que destaca bem as camadas de todos os adjuntos utilizados na receita. Acompanha bolos de maçã e de banana com canela.

Já a One Step at a Time verde passou pelo dry hopping (técnica de utilização de lúpulos na fase de maturação da bebida com o objetivo de acentuar os aromas trazidos pelo insumo à bebida) com lúpulo Calypso - que traz como características o cítrico e o frutado. O resultado é uma sidra surpreendente, com amargor, e que mistura aromas de maçã e pêra com um toque de limão. Combina bem com falafel e bolinho de bacalhau.

As sidras da DDV&OS são límpidas, de coloração amarela palha e gaseificadas. Elas possuem 9,2% de teor alcoólico. Uma dica é degustá-las em um copo com bastante gelo, se a intenção for deixar o produto mais leve, ou entre 8º e 12º C .

As sidras são bebidas feitas a partir da fermentação do sumo da maçã, mas podem ser feitas outras frutas como jabuticaba e pêssego. Seu consumo é comum em alguns países da Europa e da América do Norte e, no Brasil, o interesse pela variedade artesanal tem crescido bastante.