Cervejaria Ponta Negra é a novidade dentre as cervejas artesanais locais
É Típico!
Marca vem operando em sistema Growler (pet) e venda de pequenos lotes de vários estilos. Provamos a RADLER com suco de laranja
06 de julho de 2020
Por Renata Lopes | Chef e Sommelier de cervejas
Colaborou: Cinthia Lopes | editora
Natal vive um momento criativo no segmento cervejeiro. E não falo da variedade de cervejas nacionais e importadas já disponíveis em casas especializadas e supermercados, mas sim das marcas genuinamente potiguares. Aqui se produz algumas boas brejas e nem mesmo a pandemia foi capaz de tirar o ânimo e a criatividade de mestres cervejeiros locais.
No mês de março de 2020, dias antes de ser decretado o protocolo de isolamento social por conta da pandemia, inaugurou a Cervejaria Ponta Negra. O nome tem tudo a ver com nosso TÍPICO LOCAL, concorda?
Criada pelos sócios Anderson Barra e Enrico Pedroso, a Cervejaria Ponta Negra foi pega no meio da crise, mas vem se saíndo bem com o sistema de vendas no Growler (pet) para o consumidor.
Se destaca por produzir cervejas com receitas autorais que saem do tradicional, utilizando elementos do norte-nordeste, principalmente frutas. As cervejas seguem diferentes estilos, mas vamos falar das três mais recentes avaliados pelo TÍPICO. Uma delas é a RADLER (base de trigo, ao estilo alemão) com suco de laranja natural.
Anderson Barra, um dos sócios da marca, contou que a inauguração física da fábrica já estava até marcada quando veio a pandemia e tiveram de mudar os planos, A produção da fábrica ficou com capacidade reduzida: “Nosso foco não era a venda direta. Mas com os bares fechados, colocar a fábrica toda em funcionamento teria um custo muito alto. Então em vez de ter grandes lotes de poucos estilos, a gente optou por ter pequenos lotes de vários estilos”, explicou. Outra novidade que ficou para depois: “Íamos abrir também as torneiras todas as sextas e sábados para o pessoal ir lá e fazer o auto serviço, um sistema diferenciado aqui em Natal , mas ainda não foi possível”.
A cerveja Radler tem como base a weissbier e possui adição de laranja, é leve e refrescante, para quem não curte amargor é uma ótima opção. Foto: cedida
Com os pequenos lotes variados, toda semana a Ponta Negra lança uma cerveja nova e mantém alguns rótulos fixos. “Sempre vai ter a nossa Lager, a nossa Weiss que é a cerveja de trigo, a red ale que é uma cerveja mais avermelhada, uma IPA que é uma cerveja mais amarga e bem aromática. Então mais ou menos uma de cada estilo ali, uma blond de estilo belga também que é suave e tem um bom drinkability mas mais ou menos uma de cada estilo”. Como um dos sócios é do Pará, a marca lançou cervejas com açaí e cupuaçu.
Todas as receitas foram criadas pelos dois cervejeiros, apaixonados pela arte da cerveja. A meta é continuar a criar para atender tanto o público mais clássico da cerveja, que procura estilos específicos das escolas alemã, belga, americana, inglesa, como os apreciadores de novidades, brincando com sabores brasileiros e regionais.
A cervejaria atende de segunda a sábado, por whatsapp e instagram, que traz o portfólio, a carta atualizada e valores. Para ter uma ideia, o valor do gowler pet é R$ 2 reais. A embalagem e o frete depende da localização. A referência é o bairro de Ponta Negra. Quanto mais perto, mais barato fico. As entregas começam no final da tarde.
A coluna experimentou três rótulos em diferentes semanas. Aos leitores as nossas impressões sobre a marca e um pouco de como os cervejeiros estão produzindo.
Cervejas são produzidas em pequenos lotes variados, onde os cervejeiros testam sabores toda semana. Foto: Cedida
Provei a APA que é uma cerveja do tipo American Pale Ale, ela é mais encorpada e tem seus aromas cítricos pela adição do lúpulo e em consequência mais amargor. Uma cerveja muito saborosa para quem curte.
Também tomei a Radler que tem como base a weissbier e possui adição de laranja, é uma cerveja bem leve e refrescante, para quem não curte amargor é uma ótima opção.
Por fim, provei o chope de vinho, estava bem saboroso e refrescante. Na boca primeiro vem aquele sabor de vinho mas também o sabor do malte da cerveja no final, estava equilibrado e também é uma ótima opção para quem quer entrar no mundo da cerveja.
Obs: Para quem não tem muita aceitação de amargor no paladar comece com as cervejas mais leves e tranquilas para acostumar as papilas e aos poucos com o tempo você vai estar tomando as cervejas mais lupuladas e extremas eu tenho certeza.
Dicas:
Quer saber mais sobre cervejas? Veja como são divididas as famílias e os tipos
>As cervejas são divididas em famílias. A família das cervejas do tipo lager são de baixa fermentação, família das do tipo ale que são de alta fermentação e a família Lambic que são de fermentação espontânea. Também existe a família das cervejas híbridas que envolvem diferentes processos durante a fabricação.
>Depois de dividirmos a cerveja em famílias, dividimos em escolas que é basicamente a região que aquele tipo de cerveja foi criada. Existem vários estilos ou receitas de várias cervejas em diversas regiões do mundo. Quando estudamos sobre cervejas dividimos em escolas; são elas a escola alemã, a escola belga, escola americana e a escola britânica.
>Sabendo disso temos dentro da família lager cervejas de diversos estilos e escolas que são cervejas mais leves e algumas mais refrescantes como as pilsen, american lager, bock, vienna lager, dentre outras.
>Já nas cervejas da família ale temos estilos de cervejas mais potentes e encorpadas, com mais intensidade de amargor e algumas possuem teor alcoólico mais alto como exemplo as amadas IPAs (india pale ale), stout, porter, irish red ale, weissbier (de trigo) dentre outras.
>As de fermentação espontânea, chamada de Lambic, são cervejas mais complexas. A escola desse tipo de cerveja é a belga. Geralmente são cervejas de paladar diferenciado e a sensação de bebê-las lembra um vinho espumante. Também possuem adição de frutas e cervejas com acidez mais elevada.
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022