Cervejaria Ponta Negra é a novidade dentre as cervejas artesanais locais

É Típico!

Cervejaria Ponta Negra aposta em receitas autorais com uso de frutas

Marca vem operando em sistema Growler (pet) e venda de pequenos lotes de vários estilos. Provamos a RADLER com suco de laranja

06 de julho de 2020

Por Renata Lopes | Chef e Sommelier de cervejas

Colaborou: Cinthia Lopes | editora

Natal vive um momento criativo no segmento cervejeiro. E não falo da variedade de cervejas nacionais e importadas já disponíveis em casas especializadas e supermercados, mas sim das marcas genuinamente potiguares. Aqui se produz algumas boas brejas e nem mesmo a pandemia foi capaz de tirar o ânimo e a criatividade de mestres cervejeiros locais.

No mês de março de 2020, dias antes de ser decretado o protocolo de isolamento social por conta da pandemia, inaugurou a Cervejaria Ponta Negra. O nome tem tudo a ver com nosso TÍPICO LOCAL, concorda?

Criada pelos sócios Anderson Barra e Enrico Pedroso, a Cervejaria Ponta Negra foi pega no meio da crise, mas vem se saíndo bem com o sistema de vendas no Growler (pet) para o consumidor.

Se destaca por produzir cervejas com receitas autorais que saem do tradicional, utilizando elementos do norte-nordeste, principalmente frutas. As cervejas seguem diferentes estilos, mas vamos falar das três mais recentes avaliados pelo TÍPICO. Uma delas é a RADLER (base de trigo, ao estilo alemão) com suco de laranja natural.  

Anderson Barra, um dos sócios da marca, contou que a inauguração física da fábrica já estava até marcada quando veio a pandemia e tiveram de mudar os planos, A produção da fábrica ficou com capacidade reduzida: “Nosso foco não era a venda direta. Mas com os bares fechados, colocar a fábrica toda em funcionamento teria um custo muito alto. Então em vez de ter grandes lotes de poucos estilos, a gente optou por ter pequenos lotes de vários estilos”, explicou. Outra novidade que ficou para depois: “Íamos abrir também as torneiras todas as sextas e sábados para o pessoal ir lá e fazer o auto serviço, um sistema diferenciado  aqui em Natal , mas ainda não foi possível”.

A cerveja Radler tem como base a weissbier e possui adição de laranja, é leve e refrescante, para quem não curte amargor é uma ótima opção. Foto: cedida

Com os pequenos lotes variados, toda semana a Ponta Negra lança uma cerveja nova e mantém alguns rótulos fixos. “Sempre vai ter a nossa Lager, a nossa Weiss que é a cerveja de trigo, a red ale que é uma cerveja mais avermelhada, uma IPA que é uma cerveja mais amarga e bem aromática. Então mais ou menos uma de cada estilo ali, uma blond de estilo belga também que é suave e tem um bom drinkability mas mais ou menos uma de cada estilo”. Como um dos sócios é do Pará, a marca lançou cervejas com açaí e cupuaçu.

Todas as receitas foram criadas pelos dois cervejeiros, apaixonados pela arte da cerveja. A meta é continuar a criar para atender tanto o público mais clássico da cerveja, que procura estilos específicos das escolas alemã, belga, americana, inglesa, como os apreciadores de novidades, brincando com sabores brasileiros e regionais. 

A cervejaria atende de segunda a sábado, por  whatsapp e instagram, que traz o portfólio, a carta atualizada e valores. Para ter uma ideia, o valor do gowler pet é R$ 2 reais. A embalagem e o frete depende da localização. A referência é o bairro de Ponta Negra. Quanto mais perto, mais barato fico. As entregas começam no final da tarde.

A coluna experimentou três rótulos em diferentes semanas. Aos leitores as nossas impressões sobre a marca e um pouco de como os cervejeiros estão produzindo. 


Cervejas são produzidas em pequenos lotes variados, onde os cervejeiros testam sabores toda semana. Foto: Cedida

Provei a APA que é uma cerveja do tipo American Pale Ale, ela é mais encorpada e tem seus aromas cítricos pela adição do lúpulo e em consequência mais amargor. Uma cerveja muito saborosa para quem curte.

Também tomei a Radler que tem como base a weissbier e possui adição de laranja, é uma cerveja bem leve e refrescante, para quem não curte amargor é uma ótima opção.

Por fim, provei o chope de vinho, estava bem saboroso e refrescante. Na boca primeiro vem aquele sabor de vinho mas também o sabor do malte da cerveja no final, estava equilibrado e também é uma ótima opção para quem quer entrar no mundo da cerveja.

Obs: Para quem não tem muita aceitação de amargor no paladar comece com as cervejas mais leves e tranquilas para acostumar as papilas e aos poucos com o tempo você vai estar tomando as cervejas mais lupuladas e extremas eu tenho certeza.
 
Dicas:

Quer saber mais sobre cervejas? Veja como são divididas as famílias e os tipos

>As cervejas são divididas em famílias. A família das cervejas do tipo lager são de baixa fermentação, família das do tipo ale que são de alta fermentação e a família Lambic que são de fermentação espontânea. Também existe a família das cervejas híbridas que envolvem diferentes processos durante a fabricação.

>Depois de dividirmos a cerveja em famílias, dividimos em escolas que é basicamente a região que aquele tipo de cerveja foi criada. Existem vários estilos ou receitas de várias cervejas em diversas regiões do mundo. Quando estudamos sobre cervejas dividimos em escolas; são elas a escola alemã, a escola belga, escola americana e a escola britânica.

>Sabendo disso temos dentro da família lager cervejas de diversos estilos e escolas que são cervejas mais leves e algumas mais refrescantes como as pilsen, american lager, bock, vienna lager, dentre outras.

>Já nas cervejas da família ale temos estilos de cervejas mais potentes e encorpadas, com mais intensidade de amargor e  algumas possuem teor alcoólico mais alto como exemplo as amadas IPAs (india pale ale), stout, porter, irish red ale, weissbier (de trigo) dentre outras.

>As de fermentação espontânea, chamada de Lambic, são cervejas mais complexas. A escola desse tipo de cerveja é a belga. Geralmente são cervejas de paladar diferenciado e a sensação de bebê-las lembra um vinho espumante. Também possuem adição de frutas e cervejas com acidez mais elevada.