Para o chef e empresário, é importante criar roteiros turísticos na capital
É Típico!
Chef fala sobre desafios do setor de bares e restaurantes e diz que gostaria de criar uma escola de formação de fácil acesso à população
10 de dezembro de 2020
A seccional da Abrasel no Rio Grande do Norte tem novo presidente. O chef de cozinha e empresário italiano Paolo Passariello foi eleito em votação recente, junto também foram escolhidos os novos membros do Conselho Administrativo e Fiscal da entidade. O mandato tem duração de três anos e entre as principais metas da nova gestão está investir na formação profissional no setor de bares e restaurantes de Natal, dar continuidade às ações positivas e de transparência da Abrasel, além de buscar a união de forças em prol do crescimento e da representatividade da associação junto à sociedade potiguar.
Paolo Passarielo nasceu em Napoli, em 1972, e chegou em Natal em 2012, onde é proprietário do restaurante Gennarí, batizado assim em homenagem ao seu pai. Casado com uma natalense, ele é pai de duas filhas. Paolo assume o cargo de Artur Fontes, que a partir de agora passa a ser conselheiro da Abrasel.
Leia partes da entrevista com Paolo Passariello
ORIGENS ITALIANAS
“Nasci em Napoli (Nápoles), na região da Campânia, sul da Itália. Em 2004 conheci a minha atual esposa, Sonália. E desse casamento nasceram duas filhas, Emanuele e Paola. Cheguei no Brasil, direto para Natal, em agosto de 2012. Mudei para cá depois de alguns anos de crise econômica na Itália, onde trabalhava no ramo de terceirização de mão de obra. adquiri grande experiência empresarial, gerenciando até mil funcionários. A cozinha sempre foi a minha paixão mas nunca tinha atuado nesse ramo antes de vir para o Brasil. Sendo a minha esposa de Natal, escolhemos esse destino para implantar nossa nova vida, escolhendo mudar de ramo e começar um novo caminho juntos a nossos filhos. Em oito anos atuando no ramo de restaurantes, tive a oportunidade de criar uma ligação muito forte com a gastronomia italiana. principalmente com a do sul dá Itália. Meu maior desafio foi explicar aos meus clientes que a gastronomia italiana é bem diferente dos esteriótipos que encontrei no Brasil. “
O CHEF PAOLO
Em agosto de 2019, vendo as tendências do mercado, em uma época que poucos estavam investindo, e depois de analisar o setor, decidi abrir o delivery do Gennarí. A estrutura é independente, no bairro de Capim Macio. Penso que salão de restaurante e delivery não podem conviver na mesma cozinha. Apostei em um serviço eficiente, com embalagens de qualidade e de material reciclável, mas preservando a qualidade de meus pratos. Isso foi quase premonição com relação ao que aconteceu em março, com a chegada da pandemia e o fechamento de bares e restaurantes. Este período, que ainda estamos vivendo, foi de grande aprendizado, em um nicho de mercado, o delivery, onde eu não tinha nenhuma experiência.”
DELIVERY, DESAFIOS
“A meu ver, o serviço de delivery tem duas categorias de clientes muitos diferentes. E isso é normal. Tem clientes que preferem receber o prato já pronto e não se incomodam de comer em uma embalagem descartável; e tem clientes que preferem finalizar o prato em casa e colocar na mesa bem decorada, brincando de cozinheiros. Meu conselho para quem escolhe abrir uma operação de delivery é criar duas linhas diferentes de produtos, para atender os dois perfis. Em 2021, o delivery, na minha previsão, terá um crescimento para depois estabilizar. Mas não tenho dúvida que o melhor lugar para descontrair e sair da rotina é uma mesa de bar ou restaurante. O setor de bares e restaurantes terá uma fase estável e começará a voltar à normalidade na segunda metade de 2021.
SOBRE O MERCADO LOCAL
“Por experiência própria, posso dizer que os três maiores fatores que podem criar uma evolução são a logística de compras, a qualidade da mão de obra e, por fim mas não menos importante, a captação de turistas. levo como exemplo a minha cidade, Napoli, que nos últimos anos foi só uma cidade de passagem para chegar em lugares mais atrativos como Capri e a Costa Amalfitana. Com uma boa gestão da cidade, essa tendência está melhorando e sempre mais turistas passam alguns dias na cidade, que reforçou a segurança e melhorou os seus pontos turísticos. Aqui em Natal acontece praticamente a mesma coisa: o turista chega e se direciona para outros destinos, como as praias próximas. Isso deve ter uma mudança de direção. A Abrasel, nesse sentido, tem um papel muito importante, para criar roteiros turísticos na cidade que abranjam a gastronomia e a cultura, juntos com Prefeitura e Governo do Estado.”
METAS DE GESTÃO
“Gostaria muito de criar uma escola de formação que seja de fácil acesso para a população e que tenha a participação direta de alguns de nossos colegas, que podem transmitir, com a experiência adquirida no setor e na cidade, as reais exigências de nossas empresas. Óbvio que outra meta para meu mandato é o crescimento da seccional Abrasel, experiência que já tivemos com uma ótima performance do presidente Artur Fontes.”
Fonte: Release
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022