O paraibano Chico César estará ao vivo no AHayá Virtuá

Agenda Cultural

Chico César, Khrystal e Omulu estarão no projeto Nosso São João virtual

Produtoras se unem para realizar o AHayá Virtuá (11) e o Arraiá do Outro Par (18), cada um com oito horas de transmissão

04 de julho de 2020

Sem a possibilidade de realização dos arraiás de rua, eventos tradicionais de São João de Natal aos poucos vão se adaptando aos tempos de isolamento social e ocupando o meio virtual mesmo após as datas tradicionais juninas. Empresas de produção cultural se uniram para realizar dois eventos julinos resgatando eventos queridos do público alternativo: O Arraiá do Outro Par e o AHayá. Se o relabucho perde em calor humano, ganha em criatividade.

Ambos foram readequados para o meio virtual com a marca Nosso São João. Os projetos são patrocinados pela Unimed e Lei Djalma Maranhão da Prefeitura de Natal, numa realização das produtoras BaseB Cultura & Entretenimento, HD Produções, DALE! Produções Culturais e Maquinara.  

Cada arraiá terá uma edição virtual com 8 horas de transmissão através do canal Nosso São João no YouTube, contando com tradução simultânea em libras. O público amante das tradições juninas já pode se inscrever no canal e seguir os perfis @ahayaderua e @arraiadooutropar no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades.

O aHAYá Virtuá confirmou data para dia 11 de julho e já tem entre os nomes confirmados a potiguar Khrystal e o paraibano Chico César. A apresentação será de Haylene Dantas e Rodrigo Bico, e entre as atrações estão a Companhia Caçuá de Teatro de Mamulengo (Currais Novos -RN) com atividade recreativa junina voltada para o público infantil (em especial grupos autistas), forró pé de serra com Nida Lyra e Forró do Severo (Mossoró – RN) e depois das duas atrações tem o after a discotecagem do DJ Opa Bruno.  

A contrapartida social do projeto serão as doações via QR Code, para a APAARN (Associação dos pais e amigos dos autistas do Rio Grande do Norte) e para os profissionais da cultura afetados economicamente pela pandemia. 

DuSouto tocará todos os seus hits em versão forrozeada. Foto: Radar

O Arraiá do Outro Par é o próximo da lista, dia 18 de julho. Já tem confirmado o Dj e produtor carioca Omulu, fazendo um som brega funk, o quarteto de forró pé de serra Será o Benedito?, de São Gonçalo do Amarante a banda Luíza & Os alquimistas e, é claro, o ForróSouto. 

 Surgido em 2015, a festa começou com uma brincadeira da banda DuSouto de tocar versões de seu repertório em forró. Nos últimos cinco anos a festa manteve-se no bairro da Ribeira, como forma de valorizar o lugar. Este anos a festa sai da rua para o estúdio, mas contará com atrações locais, incluindo grupos de forró tradicionais que possuem sua renda comprometida devido à pandemia, além de atrações nacionais com grande alcance de público e muitas ações interativas nas redes sociais para criar um diálogo com um público local já existente e somando-se a um grande número de pessoas via transmissão online ao vivo.

Como contrapartida social do projeto, o Arraiá do Outro Par irá comprar “10 mãos de milho” aos agricultores rurais do assentamento Quilombo dos Palmares - Ceará Mirim/RN, e produzir alimentos juninos que serão distribuídos para pessoas em condição de rua, juntamente com equipamentos de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) como: máscaras, sabonetes e álcool gel.