Capela Sagrada FAmília, de Francisco Dantas . Cidade tem pouco mais de 2 mil habitantes

Agenda Cultural

Cidade de Francisco Dantas recebe pela primeira vez recursos para a cultura

Município localizado na 'tromba do elefante' confirmou a aprovação do plano de ação na plataforma Mais Brasil

28 de agosto de 2020

Localizado na chamada “tromba do elefante”, alto oeste potiguar, o pequeno município de Francisco Dantas já teve aprovado o seu plano de ação para receber recursos da Lei emergencial para a cultura Aldir Blanc.

A cidade de apenas 2 836 habitantes vai integrar o primeiro lote de recebimento da parcela única de R$ 41.856,70 via Plataforma Mais Brasil do Ministério do Turismo.

De acordo com secretário de cultura Ednaldo Clarindo, a gestão intermediou os artistas no cadastro estadual da Fundação José Augusto. Dos recursos de competência do município, irão receber o coletivo da quadrilha junina da cidade e uma única instituição que comprovou atuações no segmento, que é o museu e ponto de cultura popular. Também serão utilizados recursos para um edital de realização do livro das memórias culturais de Francisco Dantas.

“É tudo novo e complexo pra gente, mas conseguimos fazer nosso plano de ação com o que temos, além de orientar os artistas no cadastro”, comentou Ednaldo. Francisco Dantas é administrado atualmente pelo prefeito Adolfo José da Silveira Neto (PSD). Sua história nasce do povoado de "Tesoura", que pertenceu a Portalegre até 1963. O nome referencia o paraibano Francisco Dantas de Araújo, natural de Picuí, que veio para o Rio Grande do Norte e se destacou na política, tendo sido o primeiro prefeito de Pau dos Ferros, principal cidade da região do Alto Oeste, localizada a 11km quilômetros de Francisco Dantas.