Exibição de Minha Mãe é Uma Peça 2 teve grande público na estreia do Drive In. Foto: Luana Tayze

Reportagens

Cine Drive-In Natal faz sua estreia com cenário de cinema; Confira imagens

Para o próximo sábado o projeto prepara exibição do inédito brasileiro “Pacarrete” , além do sucesso “Kill Bill - Vol. I" e Garoto Cósmico"

12 de outubro de 2020

Cinthia Lopes

O cenário era de cinema: Um chamativo luminoso piscando no topo da telona de 12m de largura x 5m de altura com alta qualidade e nitidez. No pátio, moças em trajes retrôs circulavam com suas bomboniéres clássicas entregando os pedidos do público que estava nos veículos. Tudo lembrava o drive-in, um formato de cinema nostálgico que encantou gerações. Foi nesse clima que o Cine Drive-In Natal deu a largada no último sábado (10) divertindo o público com uma produção caprichada de exibição e transmissão pela freequência da 105,5 FM. Quem não tinha rádio no carro pôde sintonizar no aplicativo do celular. Ao TÍPICO, a produtora Keila Sena comentou sobre a estrutura de exibição. "A tela, de tão delicada, precisa ser retirada e guardada a cada edição. Dá muito mais trabalho, mas é preciso primar pelo equipamento que é o mesmo usado na tela do cinema de shopping", destacou. 

Sócia no projeto, Haylene Dantas destacou a rapidez do acesso dos carros. "Fluiu tão bem que pra a próxima edição decidimos encurtar o tempo de chegada e saída para que o público não espere tanto antes da sessão", adiantou. Agora serão 30 minutos para o acesso entre uma e outra. 

Segundo informações da produção, mais de mil pessoas passaram pela Arena das Dunas nas três sessões de estreia do Cine Drive-In Natal, que começou às 17h30 e terminou por volta da 0h. Antes do início de cada sessão era exibido um episódio diferente da websérie de humor, As Primas, na qual as atrizes soltavam suas esquetes pontuando protocolos do evento e preparando o público para a exibição. 

Casal ensaia clássica cena de cine drive-in na abertura de "Minha Mãe é Uma Peça 2". E amigas conferem a sessão "Mostra Goiamum". Fotos: Luana Taýze

“Foi uma noite de encantamento como nas grandes estreias do cinema, ficamos emocionadas”, comentaram as realizadoras do projeto Haylene Dantas e Keila Sena. “Tivemos um ótimo feedback do público presente na Arena e também pelas redes sociais”.

A maioria do público veio em dupla ou com a lotação máxima de quatro pessoas. E houve quem precisou de dois carros para juntar a turma. Na plateia de “O Menino e o Mundo” estava a advogada Camila Cascudo Barreto Maurício, que foi ao drive-in com a família toda, dividida em dois veículos. Já Vanessa Paula Trigueiro conta que amou a sessão Goiamum por que deu oportunidade também para o cinema potiguar. “Espero que o Cine Drive-in Natal possa permanecer depois da pandemia”, disse.

Criançada no carro para ver a estreia de "O Menino e o mundo". Equipe da bomboniére do Cine Drive-In Natal entrega alimentos encomendados via aplicativo. Fotos: Luana Tayze

A próxima experiência de cinema no carro será no sábado que vem, 17. A programação recomeça com a animação “Garoto Cósmico” (17h30), uma aventura sobre três amigos que viajam a um universo paralelo onde as vidas de todas as pessoas são programadas.

Na sequência será exibido um filme nacional ainda inédito no circuito comercial. É “Pacarrete” (19h30), de Allan Deberton com Marcélia Cartaxo no papel de uma encantadora professora de dança aposentada, cujo grande sonho é estrelar um balé para a população local de uma pequena cidade do Ceará. 

O filme teve estreia nacional definida para 26 de novembro, então Natal terá uma pré-estreia. É um dos filmes mais elogiados e festejados pela crítica e pelo público, que teve a oportunidade de assisti-lo nos 39 Festivais por onde já passou. Foi o grande premiado do 47o Festival de Cinema de Gramado, ganhador de 8 Kikitos - Melhor Filme, Melhor Filme Júri Popular, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Desenho Sonoro. Desde então, já coleciona vinte e sete prêmios em festivais de todo o mundo.

Filme com Marcélia Cartaxo aborda questões como a loucura, os desafios de ser artista e o drama da velhice de uma bailarina clássica

Pacarrete aborda questões como a loucura, os desafios de ser artista e o drama da velhice de uma bailarina clássica, que gosta de ser chamada de Pacarrete – “margarida” em francês. É livremente inspirado na conterrânea do diretor e demorou 12 anos para ser realizado. Foi filmado em sua cidade-natal, Russas - CE, tentando colocar na tela todas as lembranças da época, do lugar, “de quando ouvi falar dela pela primeira vez”, lembra o diretor. Tornou-se um filme “movido por uma locomotiva de sensações”, ele explica.

“Fico pensando nas inadequações e em como é triste ter que gritar para ser ouvido, para ser respeitado. Quem assiste ao filme sai modificado, eu tenho certeza, pensando em alguém não muito distante... Pode ser uma vizinha, uma tia, ou um senhor excêntrico. Pacarrete pode ser um estado de espírito. É quando a gente vive quem a gente é”, completa o diretor. 

"A Noiva" está de volta!

A sessão termina com “Kill Bill – Volume 1” (22h), de Quentin Tarantino, uma das maiores bilheterias do cinema na primeira década. No longa, Uma Thurman é uma assassina que acorda de um coma de quatro anos e sai em busca de vingança da antiga gangue que tentou matá-la no dia de seu casamento, incluindo seu amante.

Carros estacionados com distanciamento recomendado pelo Bombeiros. Ao lado, sessão lotada para ver estreia da mostra Goiamum. Fotos: Luana Tayze

Os ingressos começaram a ser distribuídos às 10h desta segunda-feira (12) através do aplicativo Sympla (www.sympla.com.br/cinedriveinnatal). Mas em menos de meia hora já estavam esgotados. Segundo a produção, um  lote extra de ingressos deverá ser disponibilizado na sexta-feira.  O evento ainda acontecerá nos dias 24 e 31 de outubro, com sessões infantil, família, sessões de arte e mostra Goiamum Audiovisual. Dentre os filmes que vem por aí destaque para os clássicos Curtindo a Vida Adoidado, Os Embalos de Sábado à Noite e o atual Bacurau, que está de volta aos holofotes por ser indicação brasileira para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

O Cine Drive-In Natal tem regulamentação pela Ancine (Agência Nacional de cinema), e transmissão por rádio FM na frequência 105,5, com autorização da Anatel. Um manual para acesso ao cinema ao ar livre está disponível nas redes sociais do Cine Drive In Natal, conforme as exigências do decreto estadual.

O projeto é uma realização da HD Produções e Casa de Produção, e conta com incentivo do Governo do RN, Fundação Jose Augusto, Lei Câmara Cascudo, Cabo Telecom, Lei Djalma Maranhão, Unimed Natal e Morada da Paz. Apoio Cultural: Jovem Pan, 98 FM e Office Fast. Parceria: Movie Reading.

 

Programação do dia 17/10

Sessão Infantil 17h30

Garoto Cósmico

Sessão Família 19h30

Pacarrete

Sessão de Arte 22h

Kill Bill – Vol. I