Marcélia Cartaxo: O filme aborda questões como a loucura, os desafios de ser artista e a velhice

Agenda Cultural

Cine Drive In Natal: A noite de Pacarrete, Kill Bill e Garoto Cósmico

Longa estrelado por Marcélia Cartaxo conta história de uma bailarina aposentada que quer montar um espetáculo em sua cidade

17 de outubro de 2020

Um dos filmes mais elogiados pela crítica e público que teve a oportunidade de assisti-lo nos 39 Festivais por onde já passou, “Pacarrete”, do cearense Allan Deberton, é a aposta deste sábado (17) na segunda edição do Cine Drive-In Natal. O filme terá sua estreia oficial somente em 27 de novembro, e o público de Natal poderá ver em primeira mão, na sessão das 19h30.

O filme aborda questões como a loucura, os desafios de ser artista e o drama da velhice de uma bailarina clássica, que gosta de ser chamada de Pacarrete – “margarida” em francês. Segundo o diretor, é livremente inspirado na conterrânea do diretor e demorou 12 anos para ser realizado. Foi filmado em sua cidade-natal, Russas - CE, tentando colocar na tela todas as lembranças da época, do lugar, “de quando ouvi falar dela pela primeira vez”, lembra o diretor. Tornou-se um filme “movido por uma locomotiva de sensações”, ele explica. “Fico pensando nas inadequações e em como é triste ter que gritar para ser ouvido, para ser respeitado. Quem assiste ao filme sai modificado, eu tenho certeza, pensando em alguém não muito distante... Pode ser uma vizinha, uma tia, ou um senhor excêntrico. Pacarrete pode ser um estado de espírito. É quando a gente vive quem a gente é”, completa o diretor.

Nascida e criada em Russas, Pacarrete alimentou desde criança o sonho de ser artista e viver a vida na ponta da sapatilha, mesmo sendo de uma cidade conservadora, onde mulher nasceu para casar e ter filhos. Mas é em Fortaleza que ela conseguiu estar no centro dos holofotes como bailarina clássica e se torna professora de ballet. Com a aposentadoria, ela retorna para sua cidade natal onde pretende continuar seu trabalho artístico, mas só encontra desrespeito à sua arte: em vez de plateias de admiradores e aplausos, ela se defronta com o despeito daqueles que cruzam seu caminho - e a bailarina e professora de outrora se transforma na “louca da cidade”.

A noiva

Para as garotada que perdeu ou quer repetir a experiência do cinema no carro, hoje a sessão infantil recomeça com a animação “Garoto Cósmico” (17h30), uma aventura sobre três amigos que viajam a um universo paralelo onde as vidas de todas as pessoas são programadas.

A edição se encerra com “Kill Bill – Volume 1” (22h), de Quentin Tarantino, uma das maiores bilheterias do cinema na primeira década. Neste filme, a personagem conhecida como A Noiva  ( Uma Thurman) é uma assassina que acorda de um coma de quatro anos e sai em busca de vingança da antiga gangue que tentou matá-la no dia de seu casamento, incluindo seu amante.

As sessões seguem os horários de 17h30 (sessão infantil), 19h30 (sessão família) e 22h (sessão de arte) com 30 minutos para acesso e saída dos carros. O evento ainda acontecerá ainda nos dias 24 e 31 de outubro, com sessões infantil, família, sessões de arte e mostra Goiamum Audiovisual.