Cenas de filmes selecionados para mostra: "Diversidade e qualidade com perfil para grande público"

Agenda Cultural

Cine Drive-In Natal terá exibição de curtas potiguares

Produções locais serão exibidas na “Sessão Goiamum Audiovisual”, durante o Cine Drive-In Natal, em outubro no Arena das Dunas

10 de setembro de 2020

O Cine Drive-In Natal vai abrir espaço para produções potiguares em sua programação, marcada para outubro na Arena das Dunas. Curtas-metragens de realizadores locais também foram contemplados na Sessão “Goiamum Audiovisual”, que será exibida em dois sábados durante o Cine Drive-In Natal. A mostra é uma referência ao Festival Goiamum Audiovisual que atua há 10 anos no Rio Grande do Norte com foco no fomento e difusão do audiovisual contribuindo no desenvolvimento do segmento. 

Dos 79 inscritos na seletiva, foram escolhidos 12 filmes entre ficções e documentários, pela curadoria convidada formada pelo conselheiro fiscal da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte Rômulo Sckaff, a diretora da Cinemateca Potiguar Mary Land Brito e produtor e cineclubista João Claudio. São eles: Nada Foi Em Vão, de  Sihan Felix, Leningrado Linha 41, de Dênia Cruz, Dias Felizes, de André Santos; O Voo Do Pássaro Multicor, de Allan Cedrak; Quando As Coisas Se Desmancham de Aristeu Araújo; No Fim De Tudo, de Victor Ciriaco; Distorção, de Paula Pardillos e Davi Revoredo; Em Reforma, de Diana Coelho, Madrigal: Um Conto De Imagens Por Palavras , de Felipe Oliveira E Gustavo Alcântara; Lalá, do diretor Paulo Dumaresq; Cuscuz Peitinho de  Rodrigo Sena e Júlio Castro; e Meu Tempo É Quando?, de Rosália Figueirêdo e Buca Dantas.

Para o diretor Rômulo Sckaff, um dos curadores da “Sessão Goiamum Audiovisual”, é importante destacar que esta será a primeira vez em Natal mostrando a produção potiguar para além dos amantes do cinema. “Estamos falando de um público mais geral, onde justamente foi o grande exercício”. O curador ressalta nesta seleção a escolha de filmes potentes “com um diferencial capaz de ultrapassar a tela e se fixar no imaginário das pessoas”. “Temos que parabenizar os escolhidos que conseguiram evidenciar o quanto estamos em uma crescente no nosso estado quanto às produções. Que esse Cine Drive seja o ponto de partida para o reconhecimento do audiovisual potiguar como identidade de nosso povo”, comentou.

Para João Cláudio, a seleção ficou bastante representativa, com filmes de diferentes formas, olhares e escolas cinematográficas e certamente será capaz de cativar o espectador e despertar o interesse para a produção audiovisual potiguar. “Prezamos pela diversidade, qualidade e, acima de tudo, a experiência do público. Serão sessões de muita diversão e descobertas!”

A professora Mary Land Brito disse que não foi uma questão de escolher entre melhores ou piores, mas aqueles que dialogam com o evento e o seu público-alvo. “É um evento onde se espera muitas pessoas que não são consumidores do audiovisual potiguar, porque são pessoas que irão pra o Cine Drive-In pela experiência, então teremos um público que poderá ver esses filmes pela primeira vez”.  Para ela, foi uma curadoria e também um aprendizado.
Além dos curtas-metragens potiguares, o Cine Drive In Natal contará com diversos filmes em longa-metragem, clássicos brasileiros, grandes produções do cinema mundial para encantar, divertir e emocionar os espectadores. 

Serão quatro edições no mês de outubro de 2020 no estacionamento externo da Arena das Dunas. O evento, realizado em parceria pela HD Produções e Casa de Produção, será ofertado gratuitamente com toda a segurança exigida nos protocolos de retomada.  
O Cine Drive-In Natal conta com incentivo do Governo do RN, através da Lei Câmara Cascudo, e patrocínio da Cabo Telecom, e incentivo da Prefeitura Municipal de Natal, através da Lei Djalma Maranhão, e patrocínio da Unimed Natal.

Confira os filmes selecionados para a Sessão Goiamum Audiovisual:
- Nada Foi Em Vão – Direção: Sihan Felix - Livre – Ficção
- Leningrado Linha 41 – Direção: Dênia Cruz – Livre – Doc
- Dias Felizes – Direção: André Santos - 12 Anos – Ficção
- O Voo Do Pássaro Multicor - Direção: Allan Cedrak – Livre – Ficção
- Quando As Coisas Se Desmancham – Direção: Aristeu Araújo – Livre – Ficção
- No Fim De Tudo – Direção: Victor Ciriaco - 12 Anos – Ficção
- Distorção – Direção:  Paula Pardillos E Davi Revoredo - 12 Anos – Ficção
- Em Reforma – Direção:  Diana Coelho – Livre – Ficção
- Madrigal: Um Conto De Imagens Por Palavras – Direção:  Felipe Oliveira E Gustavo Alcântara – Livre – Doc
- Lalá – Direção:  Paulo Dumaresq – Livre – Doc
- Cuscuz Peitinho – Direção: Rodrigo Sena e Júlio Castro - 14 Anos – Ficção
- Meu Tempo É Quando? – Direção:  Rosália Figueirêdo E Buca Dantas – Livre – Ficção