Programação acontece no Goodala Burger, com seis cineastas potiguares homenageadas
Agenda Cultural
Estreia será no Dia Internacional da Mulher, com sessão de curtas de diretoras potiguares
07 de março de 2024
O Cineclube Natal, entidade cineclubista mais antiga em atividade no estado, reestreia em 2024 com nova marca e uma programação elaborada por curadores convidados. A associação foi a primeira colocada no edital da Lei Paulo Gustavo de fomento a cineclubes no Município e, em uma ação de educação patrimonial, promoverá sete sessões até o final do ano, cada uma em um espaço cultural diferente de Natal. A nova fase começa no dia 8 de março, sexta-feira, com a sessão “Elas por Elas”: uma coletânea de curtas potiguares dirigidos por mulheres, sob a curadoria de Tatiana Lima, no Goodala Burger, a partir das 19h30.
O projeto do Cineclube Natal tem como propósito a renovação da marca da entidade, a oxigenação da programação com novos curadores, o cuidado com a inclusão e a diversidade e a ocupação de espaços culturais localizados em bairros históricos de Natal. Além disso, propõe a novos públicos o acesso gratuito ao cinema, com curadoria e discussão, depois de três anos pandêmicos e quase quinze sem nenhum financiamento.
Além dos veteranos Gianfranco Marchi e Tatiana Lima, e dos novíssimos integrantes do Cineclube Rafael Sousa e Hugo Braga, a associação convidou Rosy Nascimento, Felipe Santelli e Ana Barbieri para fazerem a curadoria de sessões que irão abarcar desde filmes universitários, passando por produções queer, obras sobre a memória e identidade norte-rio grandense, filmes que investigam relações familiares e afetivas de pessoas mais velhas e produções infantojuvenis voltadas para alunos da rede pública.
Nesta primeira mostra, que acontece no Goodala Burger, no Dia Internacional da Mulher, seis cineastas potiguares serão homenageadas: Catarina Doolan, Paula Vanina Cencig, Wigna Ribeiro, Paula Pardillos, Vânia Maria e Marcia Lohss. Serão exibidos os curtas “A Parteira” (dir. Catarina Doolan, 19'); “Se essa rua, se essa rua”, (dir. Paula Vanina Cencig, 3'); “Três Igrejas” (dir. Wigna Ribeiro, 20'); “Lia Ficou Sozinha em Casa” (dir. Paula Pardillos, 9'51") e “Sinais Vermelhos” (dir. Vânia Maria e Marcia Lohss, 20').
“A mostra é uma celebração à potência feminina no nosso estado, lugar onde ainda não se pode viver de cinema, mas que abriga uma cinematografia muitíssimo diversa. Com esse passeio pelo tempo, poderemos contemplar o rigor documental de Catarina, a inventividade de Paula Vanina, a inovação estética de Wigna, a sensibilidade de Paula para a contação de histórias e a maestria de Vânia e Marcia para o retrato de mulheres reais”, destaca a curadora Tatiana Lima, membro do Cineclube Natal desde 2009 e também vice-presidente da Associação de Críticos de Cinema do RN.
Todas as sessões da programação 2024 do Cineclube Natal serão realizadas em espaços culturais de Natal tais como o Instituto Histórico e Geográfico do RN, a Casa da Ribeira e auditórios na Universidade Federal do Rio Grando do Norte, e contam com patrocínio do Governo Federal e do Município de Natal via Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura.
Serviço:
O quê? Sessão “Elas por Elas”, do Cineclube Natal, com cinco curtas potiguares dirigidos por mulheres
Onde? Goodala Burger - Rua Arabaiana, nº 3100 - Ponta Negra – Natal
Quando? 8 de março de 2024 (sexta-feira), às 19h30
Quanto? Entrada gratuita - Patrocínio do Governo Federal e do Município de Natal via Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022