O cacique Luiz Katu em cena de A Tradicional Família Brasileira, de Rodrigo Sena

Agenda Cultural

Cinema em Debate leva o filme "A Tradicional Família Brasileira - KATU" para ambiente escolar

Filme sobre história de jovens indígenas é disponibilizado para escolas, com conteúdo de debate e participação do diretor

13 de julho de 2021

Como forma de levar temas importantes da atualidade brasileira para o meio escolar, o projeto “Cinema em Debate” está disponibilizando o premiado filme “A Tradicional Família Brasileira – KATU” para ser exibido e trabalhado nas escolas do Rio Grande do Norte. O filme, com roteiro e direção de Rodrigo Sena, foi finalizado em janeiro de 2019 e aborda a vida de crianças indígenas que se tornaram adultas. O filme nasceu como parte de um ensaio fotográfico produzido no ano de 2007 em reconhecimento aos povos originários Potiguaras, retratando doze adolescentes pertencentes ao Eleutério do Katu, RN. Doze anos depois o fotógrafo volta ao Katu em busca desses protagonistas, já adultos, para saber sobre suas trajetórias pessoais e suas visões de mundo. 

O projeto “Cinema em Debate” visa levar essa obra cinematográfica para as escolas provocando uma reflexão sobre a existência e a sobrevivência dos povos indígenas no Rio Grande do Norte.Através do projeto os alunos terão a oportunidade de acompanhar a exibição do filme, além de um bate-papo gravado com os realizadores e o protagonista da obra, dialogando sobre o filme e a produção audiovisual.

 A exibição do filme "A Tradicional Família Brasileira - Katu" será o primeiro filme levado ao ambiente escolar, mas o projeto continuará com outros títulos de filmes que trazem possibilidades de valorização e reflexão por meio dos seus diversos conteúdos.

O diretor Rodrigo Sena fala sobre a importância de levar o debate sobre o universo audiovisual e o povo indígena para o ambiente escolar: “No processo de desenvolvimento do filme "A Tradicional Família Brasileira" , percebemos uma oportunidade de entendimento dos indígenas diferente do ponto de vista atual da sociedade mas contado pelos próprios Potiguaras do RN. Constatamos também neste processo o quanto somos impregnados de forma inconsciente pela percepção ancestral distorcida da identidade indígena. Arlindo Bezerra, nosso produtor, que sempre traz ações que ligam a cultura a questões sociais, sugeriu a ideia de circulação nas escolas através do filme.  

O cacique Luiz Katu, da comunidade indígena de Katu dos Eleotérios disse que foi importante para o povo indígena de ter a sua voz ampliada pelo filme e pelo projeto: “Participar das gravações da Tradicional Família Brasileira – Katu e do Cinema Debate- Katu, para nós indígenas do estado do Rio Grande do Norte tem sido, em especial para nós indígenas da aldeia Katu,  um motivo de luta reforçado. A gente tem aí uma construção na luta da quebra da invisibilidade, a gente consegue chegar em vários espaços, vários lares, chegar em locais de pessoas que nem imaginariam a nossa existência, a nossa resistência, resistir para existir. Então a gente tem ficado muito feliz com os resultados e é importante que as pessoas conheçam um pouco dessa realidade da resistência dos povos indígenas da aldeia Katu e do estado do Rio Grande do Norte”, disse o indígena.
O projeto “Cinema em Debate” tem realização da Bobox Produções, com patrocínio da Prefeitura do Natal e Colégio CEI, através da Lei Djalma Maranhão. 
SERVIÇO
Projeto Cinema em Debate - A Tradicional Família Brasileira – Katu
Exibição: https://bobox.com.br/projects/cinema-em-debate/