Documentário registra as variações do samba partido alto através de grandes mestres
Agenda Cultural
Sesc Digital disponibiliza ficção da diretora turco-francesa Deniz Gamze Ergüven, além do documentário Partido Alto
20 de julho de 2020
Lançada há mais de um mês, a programação de filmes em streaming do Sesc São Paulo, na plataforma Sesc Digital, oferece mais quatro novos títulos a partir de quinta-feira, 23. O acesso gratuito a qualquer hora do dia, sem necessidade de cadastro.
Nesta semana, o #EmCasaComSesc exibe o longa Cinco Graças, da diretora turca Deniz Gamze Ergüven, que se passa em seu país de origem. O filme conta a história de Lale e suas quatro irmãs, que vivem um escândalo de consequências muito fortes: a casa delas se torna praticamente uma prisão, elas aprendem a limpar ao invés de ir para a escola e seus casamentos começam a ser arranjados. As cinco não deixam de desejar a liberdade, e tentam resistir aos limites que lhes são impostos.
Filme turco aborda opressão através da história de irmãs criadas para ter casamentos arranjados
Outra estreia é Entrelaços, drama da japonesa Naoko Ogigami, que trata de temas como transgeneridade, homossexualidade e abandono. Depois de ser deixada por sua mãe, Tomo, uma pequena garotinha de 11 anos, é acolhida por seu tio, Makio, e pela sua namorada Rinko, pessoa transgênera. Ao longo dos dias, Rinko demonstra carinho e afeto por Tomo, que acaba descobrindo o verdadeiro sentido de uma família.
No mesmo dia será lançado o documentário brasileiro Partido Alto, de Leon Hirszman, que mostra as variações do samba partido alto, uma forma livre de expressão e comunicação imediata, com versos simples e improvisados, de acordo com a inspiração de cada local. Uma forma de comunhão, que reúne sambistas em qualquer lugar e hora pelo simples prazer de se divertir.
O documentário Encantado - Brasil em Desencanto, de Felipe Galvon, retrata a história recente brasileira a partir de um bairro homônimo do subúrbio carioca transfigurado pelas Olimpíadas de 2016. Do Rio à Paris, um testemunho político e poético do Brasil pelo olhar da primeira geração de classe popular a estudar no exterior. O documentário ganhou o prêmio de Melhor Filme - Júri Popular no 7º Festival Internacional de Cinema da Brasília.
E fechando a lista de estreias da semana, a produção brasileira O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, que traz história de um menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.
Os filmes ficam disponíveis por um período determinado, com alterações e novas estreias semanais a cada quinta-feira (considerando a semana de cinema de quinta à quarta-feira).
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022