Cinzas ao Solo expõe a entrega de um artista no momento da criação coreográfica

Agenda Cultural

 “Cinzas ao Solo” ganha versão on-line nos cinco anos da estreia

Bailarino Alexandre Américo remonta espetáculo para exibição comemorativa no próximo dia 28, pelo Youtube

25 de maio de 2021

No dia 28 de maio de 2016 estreava, na Casa da Ribeira, o espetáculo “Cinzas ao Solo” do dançarino Alexandre Américo. Para lembrar os cinco anos dessa montagem, o artista fará uma exibição comemorativa do espetáculo em seu canal no  YouTube, na sexta-feira, 28 de maio de 2021 às 20 hs.

“Cinzas ao Solo” exibe, por meio da linguagem da improvisação em tempo real, o instante da dança no qual nada mais existe a não ser ela própria. Segundo o autor, desse modo o público será convidado a participar de uma experiência sensível e genuína, onde o ato de se sacrificar pela dança, de morrer e viver pelo o que se acredita.

 “No meu percurso de pesquisa criativa como coreógrafo, mergulhei em diversos locais de natureza exuberante, lugares sagrados quase nunca tocados, lugares de silêncio e força na tentativa de tocar o invisível, de encontrar o ancestral, o primeiro e o último homem que dançou.”

Ao utilizar a metáfora do homem que caminha devorando o "mundo", o intérprete inicia a busca pela sensação de comunhão com o todo, de ancestralidade, de atemporalidade.

A coreografia audiovisual tem direção de Mathieu Duvignaud, dramaturgia de Morvan França, trilha sonora de Toni Gregório, voz de Ionara Marques. Outros nomes na equipe são Laura Figueiredo (luz), Carolina Rodrigues (Violoncelo), Camila Tiago (Operadora de luz), Jo Bonfim (adereço).

O espetáculo tem 35 minutos de duração e pode ser visto no link: youtube.com/alexandreamerico. Após a apresentação, Alexandre vai realizar em uma live em seu instagram (@alexandreamericooficial) para um bate-papo com a plateia virtual.

O projeto tem patrocínio da Prefeitura do Natal, através do Edital de Apoio Financeiro para ações artísticas: Dança, grafite, teatro, performance na cidade do Natal.