Clara e as mulheres de sua família: empoderamento. foto: Augustos Júnior

Agenda Cultural

CLARA lança EP “Volte e Pegue” na sexta-feira (4)

Cantora e compositora mistura música brasileira, beats eletrônicos em disco de autoconhecimento ancestral

04 de setembro de 2020

Mergulhando no universo da mulher mãe, negra e periférica, a cantora e compositora potiguar CLARA lança nesta sexta-feira (4) o EP  “Volte e Pegue”, seu quinto trabalho que agora condensa em seis músicas um renascimento sonoro da artista e um olhar próprio para a ancestralidade. O EP está disponível nas plataformas de streaming a partir desta sexta-feira.

Com mais de 12 anos de carreira na música, Clara já recebeu prêmios, gravou álbuns, participou de vários projetos musicais e festivais, fez turnês pelo Nordeste e uma turnê/residência na Europa em 2014. Em seu novo arranjo solo, a cantora assume apenas o nome artístico CLARA, em letras maiúsculas eliminando o sobrenome.

Ela comenta que “Volte e Pegue” concretiza um movimento para dentro de si mesma, maturado de três anos pra cá. “É meu processo de empoderamento e reconhecimento enquanto mulher negra. É um grito de afirmação e mostra que somos uma potência”, afirma.

O título do EP vem da tradução do símbolo sankofa utilizado pelo sistema de escrita do povo Akaan na África Central. A sankofa está associada diretamente ao provérbio ”não é tabu voltar para trás e recuperar o que você perdeu”, ela diz.

A sonoridade faz a ponte entre a música brasileira e eletrônica. As letras são quase todas de sua autoria. A direção musical do trabalho é partilhada entre CLARA e  Zé Caxangá, e conta também com colaboração dos produtores musicais Pedras e Gabriel Souto na elaboração de beats.  O EP tem participações de: Aiyra nas percussões de “Negra” e “Mesmo”; Renata Mar na composição de “Paz”; Poeta kaju na composição de “Já foi carga”; Iyalê na composição e nos vocais de “Novas Formas” junto com Pretta Soul.

O álbum foi produzido através de uma campanha de financiamento coletivo na plataforma “Vakinha” com o intuito de custear o trabalho de parceiros e trabalhadores da cultura envolvidos em todas as etapas que envolvem a concepção de um álbum. Paralelo ao financiamento coletivo, o lançamento do disco também foi aprovado no Edital de Economia Criativa 2020 do Sebrae/RN.

O conceito foi apresentado pelo artista visual Augusto Júnior, responsável pela direção de arte e fotografia da capa do EP. O conceito gráfico da capa foi desenvolvido por Gabriela Barbalho. Também colaboraram com a construção da capa: Stefany Moreira no Styling, Sânzia Pinheiro na Consultoria Artística, Negro Charme no figurino e acessórios, cabelo por  Luiza Fonseca, Stefany Moreira e Elderlanne Tibiano. Maquiagem por Will. O disco sai pelo selo Rizomarte Records

 

Ficha Técnica das Músicas

1. Negra (CLARA)

*Voz - CLARA

*Produção musical, guitarra, baixo e beat - Zé Caxangá

*Prod musical, sinths, edição, mixagem - Pedras

* Percussão - Aiyra

*Colaboração no beat - Gabriel Souto

 

 

2. Mesmo (CLARA)

*Voz - CLARA

*Produçao musical , beat e sample - Zé Caxangá

*Prod. musical, sinth, baixo, sample, edição e mixagem - Pedras

*Scratch -Dj Samir

*Percussão - Aiyra

 

 

3. Força (CLARA)

*Voz - CLARA

*Beat, Guitarra, Bass e Piano: Zé Caxangá  

*Produção Musical e Mixagem: Pedras

 

4. Paz (CLARA e Renata Mar)

*Voz - CLARA

*Produção musical baixo sample - Zé Caxangá

*Prod musical, sinths, backing vocal, guitarra, sample, edição, mixagem - Pedras

 

5. Já foi carga: (CLARA e Poeta kaju)

*Voz - CLARA

*Produção musical, beat e sample - Zé Caxangá.

*Prod musical, sinth, sample, edição e mixagem - Pedras

*Scratch - DJ Samir

 

6. Novas formas: (Iyalê)

*Voz - CLARA, Iyalê, Pretta soul.

*Produção musical, beat, sample - Zé Caxangá

*Produção musical, guitarra, baixo, sinth, sample, mixagem e edição - Pedras