Livro traz crônicas leves que a autora compila de suas colunas e textos de redes sociais

Reportagens

Clotilde Tavares lança 'A Cara da Riqueza', reunindo crônicas que publicou no Típico Local

Novo livro da escritora potiguar sai pelo selo Escribas Editora e será lançado dia 16 de outubro, no Mahalila Café

29 de setembro de 2025

Em março de 2022, a escritora Clotilde Tavares estreava sua coluna neste blog cultural Típico Local. A coluna “Sobre About” fazia jus ao nome, pois falava sobre tudo de forma leve e divertida. Três anos depois, a renomada autora está de volta aos escritos literários com "A Cara da Riqueza" (Escribas Editora), seu mais novo livro de crônicas, com lançamento marcado para dia 16 de outubro, às 18h, no Mahalila Café.

A obra reúne 17 textos – grande parte publicados originalmente Típico Local na coluna Sobre About. Também traz outros textos veiculados em redes sociais e no seu antigo blog, Umas & Outras.

Em “A Cara da Riqueza", Clotilde conduz o leitor por histórias divertidas e reflexivas, transitando por temas variados e, às vezes, controversos. Com sua escrita coloquial, ela passeia por episódios pessoais, apresenta personagens inusitados e provoca reflexões:“Para que servem os livros?”, “Como mudaram os hábitos de hoje em relação ao passado?”.Entre as crônicas, estão lembranças da autora sobre a primeira vez que pegou um violão, o dia em que virou atração em uma TV local, além de memórias de cinema e viagens. Há ainda histórias curiosas, como a do senador que se transformou em vendedor de seus próprios livros.

“Uma das coisas mais interessantes nessa atividade de escrever é a relação com os leitores. Sempre estão me provocando, concordando, reclamando, metendo-se na minha vida. Tudo isso significa que leem o que eu escrevo e me acham merecedora de uma opinião”, comenta Clotilde.

Linguagem viva e conectada com o presente

Segundo a escritora, a proposta do novo livro não é apenas compilar crônicas, mas também reunir textos de diferentes formatos e tamanhos, escritos ao longo de sua trajetória em veículos impressos e digitais.

“A linguagem é coloquial, e vez por outra cometo a ousadia de escrever uma palavra diferente, colhida do idioma das ruas e redes sociais e talvez ainda não dicionarizada. Relaxe e desfrute, porque é assim que os idiomas evoluem”, explica.

Clotilde Tavares também destaca o papel de parceiros na concretização do projeto. Ela cita a jornalista Cinthia Lopes , a quem “agradeço pelo espaço e entusiasmo com que recebia minhas contribuições”. O editor Carlos Fialho, o designer Danilo Medeiros, o revisor Lucílio Barbosa, além de sua irmã Inês Tavares, responsável por localizar textos antigos na internet. O suporte da filha Ana Morena Tavares também foi fundamental: “Ela sempre está por perto, me animando quando acho que nada vai dar certo e segurando meus delírios quando eu penso que ainda tenho catorze anos de idade”, confessa a autora.

Com mais de três décadas dedicadas à escrita – entre jornais, sites, revistas e livros – Clotilde reforça sua paixão pela crônica e convida os leitores a mergulharem nessa nova coletânea. “Aí está, caro leitor. O livro é seu. E pode continuar se metendo na minha vida”, provoca..

Enquanto o livro não é lançado, quem quiser revisitar os textos de Clotilde Tavares publicados aqui no portal, acesse https://tipicolocal.com.br/blog/sobre-about