Clowns de Shakespeare apresenta cena feita para o Encruzilhada Nordete. Foto: Rafael Telles.

Agenda Cultural

Clowns de Shakespeare e Durval Muniz integram nova programação do Itaú Cultural

Cena Agora estreia em formato online. Grupo natalense entra em cena sexta (16). Historiador que inspirou A Invenção do Nordeste é convidado

12 de abril de 2021

O Itaú Cultural estreia de 15 a 18 de abril (quinta-feira a domingo) a programação virtual Cena Agora, que convida artistas a criarem cenas teatrais curtas a partir de alavancas poéticas provocadas por questões atuais. Nesta primeira edição, a temática Encruzilhada Nordeste(s): (contra)narrativas poéticas conduz uma programação de bate-papos e seis apresentações de artistas de cinco diferentes estados da região. A proposta é criar uma pluralidade de perspectivas sobre o tema, questionando as construções estereotipadas ou colonizadas das identidades nordestinas diante da diversidade polifônica desse universo. Todas as atividades acontecem às 20h pela plataforma Zoom e são seguidas por conversas dos elencos com críticos e artistas convidados. Gratuitos, os ingressos devem ser reservados via Sympla. Para mais informações, basta acessar www.itaucultural.org.br.

Durval Muniz

As conversas reúnem a encenadora, pesquisadora e pedagoga teatral Maria Thais e o historiador Durval Muniz de Albuquerque Jr., autor do livro A invenção do Nordeste e outras artes, que serviu de base para o premiado espetáculo teatral A invenção do Nordeste, do grupo Carmin, do Rio Grande do Norte. Este conta a história de um diretor que é contratado para selecionar um ator nordestino que possa interpretar com maestria um personagem nordestino. Os selecionados para o papel passam a refletir sobre sua identidade, cultura e história pessoal, descobrindo que ser e viver um personagem nordestino não é fácil.

Criações

De 16 a 18 (sexta-feira a domingo), as reflexões são levadas ao Palco Virtual com a exibição de duas cenas de no máximo 15 minutos a cada noite do Cena Agora. Em seguida, o público é convidado a participar de um bate-papo com os elencos e críticos e artistas convidados.

Na sexta-feira, 16, o grupo de teatro Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte, apresenta uma cena feita para o Encruzilhada Nordeste, tentando unir as provocações do tema à pesquisa que o grupo vem fazendo sobre criação cênica online. No trabalho, o elenco dirigido por Fernando Yamamoto propõe uma relação de jogo com o público, questionando recorrências do senso comum em relação ao fluxo dos nordestinos para o sudeste, tanto em um recorte histórico, quanto em um contexto mais atual – em especial sobre São Paulo ser a nova capital do nordeste.

A programação traz, ainda, Onan Yá – A caminhada da sacerdotisa, da diretora teatral e dramaturga baiana Onisajé, que assina a direção, o roteiro e a concepção do trabalho. No trabalho, a atriz e dançarina Fabíola Nansure e o ator Nando Zâmbia narram, cênica e poeticamente, um pequeno recorte da caminhada de vida da yalorixá Mãe Rosa de Oyá, sacerdotisa do Ilê Axé Oyá L´adê Inan, na cidade baiana de Alagoinhas. A cena conta a importância da ação sacerdotal de Mãe Rosa, que também participa da exibição, e o encruzilhamento de suas identidades de mulher negra, nordestina, periférica, sacerdotisa de axé e as reverberações dessas identidades em sua história de vida. Neste dia, a conversa após as exibições é conduzida pelas críticas teatrais Ivana Moura e Pollyana Diniz, responsáveis pelo site especializado em teatro Satisfeita, Yolanda?

Heróis

No sábado, dia 17, o coletivo No barraco da Constância tem! do Ceará, apresenta O Desaparecimento do Jangadeiro Jacaré em Alcácer-Quibir. Ele parte da história real do jangadeiro cearense Manuel Olímpio Meira (1903-1942), conhecido como Jacaré, que em 1941 viajou até o Rio de Janeiro para reivindicar ao presidente Getúlio Vargas os direitos trabalhistas de sua classe pesqueira. Depois de uma bem sucedida empreitada, ele foi convidado, no ano seguinte, pelo cineasta Orson Welles, a participar de um filme sobre os pescadores e a reproduzir com sua tripulação a cena da chegada dos jangadeiros à baía de Guanabara. Porém, durante as gravações, a embarcação virou e Jacaré desapareceu para sempre.

Na cena, na história, na rede ou no tecido do espaço e do tempo, essa fenda apresenta inúmeras hipóteses a respeito do sumiço de Jacaré e de sua saga. A fábula do nordestino em direção ao epicentro do Brasil toma outros rumos, inaugurando novas possibilidades empreendedoras com a profecia do seu reaparecimento.

O outro convidado da noite é o Coletivo de Dança-teatro Agridoce, de Pernambuco, que apresenta a cena Rhizophora – Estudo nº 01. Baseado no romance Homens e Caranguejos, de Josué de Castro, conta a história do anti-herói João Paulo, que se vê em um dilema quando a construtora onde ele trabalha o comunica que o novo projeto no qual ele irá trabalhar será a construção de um condomínio de luxo no lugar onde fica a comunidade onde ele morou. Entre lembranças da infância ribeirinha nos manguezais e planejamentos megalomaníacos, ele começa uma grande viagem ao passado e um retorno a sua ancestralidade, um reencontro consigo e um dilema entre salvar ou não o homem-caranguejo que ele já foi.

O ator, diretor e dramaturgo amazonense Henrique Fontes é quem faz a mediação da conversa com os elencos e o público nessa noite. Autor da dramaturgia da premiada peça A Invenção do Nordeste, ao lado de Pablo Capistrano, Fontes é, ainda, sócio-fundador e atual presidente do Espaço Cultural Casa da Ribeira, no Rio Grande do Norte.

Corpo

No domingo, 18, última noite da programação, Cena Agora – Encruzilhada Nordeste(s): (contra)narrativas poéticas reúne trabalhos que discutem a temática central a partir da relação com o corpo. As críticas Pollyana Diniz e Ivana Moura também conduzem a rodada de conversas neste dia.

Do Maranhão, Boca coloca em cena o artista Erivelto Viana, sob direção de Urias de Oliveira. Partindo da ideia da boca como uma energia evocação, são colocados em questão o dentro, o fora, o centro, o tudo e o nada. Boca é o que tudo come, buraco da criação, um lugar de passagem, atravessamento, encruzilhadas. Energia evocação no encontro (entre) eu/Exu. O dentro, o fora. O tudo e o nada. O centro. Boca que tudo come, buraco da criação. Corpo lugar de passagem, atravessamento, encruzilhadas.

Por fim, da Bahia, o grupo Dimenti apresenta Web-Strips: Volume Encruzilhadas, que tem como ponto de partida o projeto de 2018 Strip Tempo – stripteases contemporâneos, motivado pela pergunta: como despir a poética de uma carreira? Com direção de Jorge Alencar e codireção de Larissa Lacerda e Neto Machado, a cena reúne na configuração de vídeo-performances os artistas Fábio Osório Monteiro, Jaqueline Elesbão e João Rafael Neto, que desnudam corpos, casas, carreiras, a memória e o digital.

Produzidos durante o período da pandemia, os vídeo-performances, com duração média de quatro minutos, revelam zonas relativamente ocultas do corpo e da carreira de cada artista. A proposta é trazer outras percepções ao termo striptease (do inglês strip, desnudar; e tease, provocar), gênero tão popular quanto marginal, presente desde as casas noturnas até os clássicos do cinema.

 

SERVIÇO:  

Cena Agora – Encruzilhada Nordeste

De 15 a 18 de abril (quinta-feira a domingo), sempre às 20h

No site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br