Bailarino René Loui fala sobre novos modos de fazeres da dança. Foto: Brunno Martins

Agenda Cultural

Coletivo CIDA lança livro acessível na Mostra de Dança Itaú Cultural

"Dança - Residências Artísticas e Composição em Tempo Real" será lançado próximo domingo, com versões impressa, digital e áudio livro

11 de novembro de 2021

Com um elenco formado por artistas com e sem deficiências, o Coletivo CIDA (RN) realiza uma série de lançamentos especiais para comemorar os cinco anos de resistência em solo potiguar. No próximo domingo (14), acontece o lançamento do livro acessível Dança - Residências Artísticas e Composição em Tempo Real, dentro da programação da "Mostra Dança agora: movendo tempos e trajetórias" do Itaú Cultural.

Fundado por Arthur Moura, René Loui e Rozeane Oliveira o Coletivo CIDA é um núcleo artístico de dança contemporânea e performance, fundado no ano de 2016 por jovens artistas emergentes das mais diversas regiões do Brasil e radicados na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, com objetivo da profissionalização e subsistência através da dança.

Para René Loui, o projeto nasceu de uma busca por produzir outros modos e fazeres de dança. “Esse livro apresenta diferentes modos e feituras de dança, apresenta por cada um dos processos criativos descritos, diferentes momentos, realidades e modos de construção em dança. Espero que esse lançamento possibilite que muitas outras pessoas tenham contato com a dança que produzimos com tanto carinho”, disse.

O livro será lançado em três versões: áudio livro, virtual e impresso, com participação do autor e mediação do crítico de dança Daniel Kairoz, paulistano e também coreógrafo, cineasta e filósofo. O evento é gratuito e conta com tradução em libras. Os ingressos para a videoconferência podem ser retiradas via sympla: https://linktr.ee/coletivocida

A versão virtual do livro foi realizada com recursos da Lei Aldir Blanc - Natal, através da SECULT/Funcarte, Secretaria Municipal De Cultura, Fundação Cultural Capitania Das Artes, Prefeitura do Natal, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal do Brasil. 
Já o Audiolivro, foi  realizado com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, através da Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal do Brasil.