Exposição do universo feminino em diversos olhares, ressaltando o impacto social

Agenda Cultural

Coletivo Militana realiza exposição fotográfica no Mercado Petrópolis

Serão quatro ensaios exaltando as lutas femininas a partir de vários olhares. Estreia é próxima sexta-feira

09 de março de 2022

Criado por mulheres que atuam na fotografia, o Coletivo Militana realiza uma exposição mo próximo dia 11, no Mercado de Petrópolis, Galeria João Maria Alves. A mostra homenageia sua patrona, a romanceira mais importante do Rio Grande do Norte. O grupo é formado por  Meysa Medeiros, Laíne Paiva, Jéssica Bitencourt e Stephanie Bittencourt, e é voltado a desenvolver projetos que fortaleçam a fotografia de profissionais mulheres do estado do Rio Grande do Norte. 

O primeiro coletivo feminimo elegeu o mês de março por dois motivos. Para lembrar a das mulheres e por ser o mês de aniversário da Dona Militana. A exposição compreenderá 4 ensaios, um realizado por cada uma das fotógrafas, resultando em uma miscelânea de olhares singulares e temas de impacto social, que trata do universo feminino e o que transcende.a ele.

Militana Salustino do Nascimento foi uma cantora, romanceira e contadora de histórias nascida em São Gonçalo do Amarante nos anos 20.  Desde criança, Militana sabia de cor histórias narradas de romances medievais de mais de dois séculos. Somente aos 90 anos ela teve o reconhecimento e projeção de seu talento a nível nacional, com o apadrinhamento e divulgação do folclorista Deífilo Gurgel. 
 

SERVIÇO:

Exposição de lançamento do Coletivo Militana
Mercado Cultural de Petrópolis 
A partir do dia 11 de março (sexta-feira)