Festival realizado por brasileiros contará com artistas que expressam a latinidade em suas obras

Agenda Cultural

Com Alceu, Josyara e Jorge Drexler, Festival Mutcho! terá formato virtual

5ª edição acontece de 21 a 25 de abril, online e com acesso gratuito. Lenine, Jorge Drexler e Perotá Chingó também são atrações

05 de abril de 2021

"Uma nova e arrasadora utopia da vida, onde ninguém possa decidir pelos outros até mesmo a forma de morrer, onde de verdade seja certo o amor e seja possível a felicidade, e onde as estirpes condenadas a cem anos de solidão tenham, enfim e para sempre, uma segunda oportunidade sobre a terra." A citação do escritor colombiano Gabriel García Márquez, em seu romance mais famoso "Cem Anos de Solidão", nos remete ao cenário pandêmico o qual vive o mundo. Não por acaso é citado na chamada do Festival latino Mutcho! “Estamos todos isolados do mundo e a solidão histórica que tanto assolou nosso continente mergulha a níveis profundos. Mas enfim vemos chegar ruidosa e desordeira uma legião de artistas, músicos e poetas que insistem em desrespeitar fronteiras e unir nosso continente em um abraço fraterno”, descrevem os realizadores.

Em sua quinta edição, o Mutcho! acontece de 21 a 25 de abril de forma online e gratuita pelo YouTube e tem como objetivo celebrar, divulgar e consolidar a atual produção artística da América Latina através de shows e bate papos. A "caravana" é formada por grandes trovadores e poetas de nosso continente, dispostos a travar esta viagem levando sua música como frenesi libertário: Lenine (Brasil), Jorge Drexler (Uruguai), Alceu Valença (Brasil), Yusa (Cuba), Perotá Chingó (Argentina), Cao Laru (Brasil), Escalandrum (Argentina), Josyara (Brasil) E Sofia Viola (Argentina).

A programação será transmitida gratuitamente através do canal oficial do evento no YouTube e retransmitido na plataforma Vivamos Cultura do Ministério de Cultura de Buenos Aires,  traz, além de shows, três dias de bate-papos que irão abordar a importância do mercado musical e cultural na integração da América Latina. Musicistas e músicos, produtores culturais, agentes públicos, atrizes e atores, debaterão sobre o poder transformador da união de nosso continente.

"O Festival MUCHO! vem para ocupar os meios virtuais para subverter, pelo menos por alguns instantes, essa sensação de solidão que estamos atravessando", conta Felipe França, diretor da Difusa Fronteira, Núcleo de Integração Cultural Brasil América Latina. "A música tem o poder catártico de transformar e inspirar, de propor e de sanar. Além disso, traz consigo a imensa qualidade de desrespeitar quaisquer fronteiras. Propor um festival cuja as bandeiras principais são a fraternidade e integração de nosso continente através da arte, é um transparente manifesto de empoderamento e reivindicação da coletividade, da união de povos e culturas", finaliza.

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL MUCHO!

21/04 (quarta-feira)

18h - RODADA DE BATE PAPO

22/04 (quinta-feira)

18h - RODADA DE BATE PAPO

23/04 (sexta-feira)

18h - RODADA DE BATE PAPO

 

24/04 (sábado)

A partir das 16h:

BATE PAPO ENTRE LENINE E DREXLER

ESCALANDRUM (ARGENTINA)

JOSYARA (BRASIL)

JORGE DREXLER (URUGUAI)

LENINE (BRASIL)

 

25/04 (domingo)

A partir das 16h:

CAO LARU (BRASIL)

SOFIA VIOLA (ARGENTINA)

YUSA (CUBA)

PEROTÁ CHINGÓ (ARGENTINA)

ALCEU VALENÇA (BRASIL)

Canal :https://www.youtube.com/channel/UCDYMH09F7vwfLt7Ma5PIMwA

 

fonte: Release