Pedro Fasanaro ganhou destaque como personagem trans em filme brasileiro

Reportagens

Com ator potiguar, filme que representa Brasil no Oscar 2022 estreia nesta quinta-feira em Natal

Morando ente Natal e Rio, ator Pedro Fasanaro fala sobre participação no elogiado "Deserto particular", dirigido por Aly Muritiba

08 de dezembro de 2021

Cefas Carvalho | Exclusivo para o Típico Local

Escolhido como representante do Brasil para tentar indicação ao Oscar de Filme Estrangeiro em 2022, exibido e premiado em festivais internacionais e elogiado pela crítica especializada, o filme “Deserto particular” estreia em Natal nesta quinta-feira, 9 de dezembro, na sala 7 VIP do Cinépolis Natal Shopping, com uma sessão às 18h. Pelo menos até terça-feira dia 14, o filme estará em cartaz neste horário.

O drama/road movie do diretor Aly Muritiba é estrelado por, Antônio Saboia e Pedro Fasanaro, este um ator natalense que vem se destacando em papéis fortes no teatro, em curtas e em séries de tv. Em “Deserto particular” Saboia interpreta Daniel, um policial conservador afastado do trabalho por um acidente, que mora em Curitiba com um pai doente, de quem cuida. Introspectivo, Daniel mantém uma relação virtual com a misteriosa Sara (papel de Pedro Fasanaro), uma mulher transexual que precisa esconder sua orientação sexual e que mora no sertão da Bahia. Daniel e Sara se conheceram através de um site de relacionamentos e se correspondem por aplicativo de mensagens no celular. O desaparecimento súbito de Sara faz com que Daniel resolva cruzar o país em busca dela.

O filme debate amor, relações humanas, sexualidade e investiga os mecanismos do desejo, sendo “uma história de amor em tempos de desamor”, frase que é o slogan do filme e faz parte do trailer e da divulgação. Distribuído pela Pandora Filmes, “Deserto Particular” foi premiado no prestigiado Festival de Veneza deste ano na mostra paralela Venice Days, com o Premio do Público. Já no Festival Mix, que premia o melhor do Brasil no audiovisual sob a temática LGBTQI+, Pedro Fasanaro venceu como Melhor Ator e o longa como melhor filme. 

PEDRO FASANARO

Nascido em Natal, Pedro Fasanaro é um ator de 24 anos que se identifica como não-binário, (assim como seu personagem Sara/Robson em "Deserto Particular"). Cursou Teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e lá fez os primeiros trabalhos com teatro e performance. Em 2014, gravou o curta “Sailor”, de Victor Ciríaco e logo depois o curta “Ainda Não Lhe Fiz Uma Canção de Amor”, de Henrique Arruda. Também estava na série da Rede Globo “Onde Nascem os Fortes” e teve participações série “Shippados” e em “Malhação: Toda Forma de Amar”, (ambos também da Rede Globo), e na série “Todxs Nós”, da HBO.

Morando atualmente entre o Rio de Janeiro e Natal, Pedro Fasanaro falou com exclusividade para o Portal Típico Local sobre a expectativa da estreia do filme em Natal. “Para além dos natalense, dos potiguares, o filme tem uma importância muito grande para todos nós, enquanto brasileiros, no sentido da resistência e resiliência, porque é um filme de amor e esperança em meio a este período tão delicado, com tanta energia de ódio sendo espalhada”, disse. 

“A intenção do filme é abrir espaço para a esperança, para a gente poder voltar a ter otimismo quanto ao país. Quem sabe voltar a olhar para as coisas com um pouco de amor neste período tão difícil”, assinalou Fasanaro. “Mas, resumindo: é um filme de amor. Ele toca as pessoas nesse lugar do coração, instrumento de transformação que é o afeto, que é necessário hoje”.

Sobre a geografia do filme, ele lembra que “trata-se de um filme nosso, nordestino. Apesar da produção ser paranaense, o filme é completamente nordestino em essência, o diretor é baiano, parte da equipe é do Nordeste, o filme fala sobre questões nordestinas também, como os espectadores vão perceber”, disse.

 

Confira trailer