Artistas de várias gerações participam do Prêmio Hangar "O Maior Espetáculo"
Agenda Cultural
Mais antiga premiação musical do RN elege o circo e a música volta para crianças e adolescentes. Espetáculo acontece próximo domingo
01 de dezembro de 2021
Palco de múltiplas linguagens pela sua essência itinerante, o Circo sempre foi um importante divulgador da música, seja como trilha sonora de muitos números, pela presença de intérpretes, instrumentistas em bandas, retretas e fanfarras. Sem esquecer de cantores consagrados nas rádios e na televisão, que já tiveram momentos no palco dos picadeiros pelo Brasil afora.
Depois de um longo hiato para a cena cultural, é hora de retomar os palcos e nesse sentido o Prêmio Hangar, maior premiação da música potiguar, buscou homenagear um lugar de confraternização e alegria. O tema “O Maior Espetáculo’’ irá homenagear a arte circense através de um repertório lúdico recheado de canções infantis que marcaram época na vida de crianças e adultos. A cerimônia acontece no dia 5 de dezembro, às 17h, no anfiteatro do Papódromo.
Mais de 20 atrações estarão no palco da tradicional premiação musical que é realizada desde 1999, em Natal. “Já tivemos muitos temas, mas nenhum dedicado ao tema. Agora será a vez da criançada e do mundo mágico do circo no Prêmio Hangar”, comentou o produtor Marcelo Veni. A divulgação dos nomes dos artistas que vão concorrer em cada uma das categorias do Prêmio Hangar 2021 será feita nesta quarta-feira dia 01/12, através do instagram @premio.hangar.
ESPETÁCULO
A programação presencial obedece os protocolos vigentes, e todo o acesso será gratuito, através de retirada de ingressos no site Sympla, que estará à disposição do público a partir das 17h desta quarta-feira (01/12).
“O Maior Espetáculo” tem concepção artística do idealizador e produtor do Prêmio Hangar Marcelo Veni, que aproveitou o tema para levar a premiação para um espaço ao ar livre e realizar de forma gratuita. A direção musical é de Toni Gregório, iluminação de Rogério Ferraz e ambientação cenográfica de Clenor Júnior. As coreografias foram preparadas pela B.girl Dalliany Santos que comandará o elenco formado por B.boys e outras B.girls.
Nomes conhecidos da programação de festa e shows infantis movimentam a tarde de abertura da programação: Bisteca e Bochechinha, Brincantos, Fun Fest Kids, Jamilly e a Caixinha de Música. Artistas Circenses, Marionetes, Orquestra Kids do Papão, estão entre as atrações, que terá ainda os jovens artistas Jennifer Cunha, Moab Alex e Vitória Beatriz, e os ex- participantes do The Voice Kids; Bia Gurgel (2021) e Gabriel Ciríaco (2018).
SHOWS
Para completar a festa e intercalando as premiações de 2021 estão Rodolfo Amaral, João Battista, Ireno Gaspar, Jaina Elne, Yrahn Barreto, Ivando Monte, Forró NaManha, Glay Anderson e Luizinho Nobre. No repertório sucessos do Balão Mágico, Trem da Alegria, Xuxa, Atchim e Espirro, Sandy & Jr. E também canções autorais de artistas potiguares como Tico da Costa (O Sapo Sapeca), Jamilly Mendonça (A Baleia Bailarina), Brincanto (vem Brincar) Bisteca e Bochechinha (Comidinha), e também canções de compositores como Chico Buarque, Zeca Baleiro e Nara Leão. O DJ La Promo também está na programação.
HOMENAGENS
A edição também vai prestar homenagem a personalidades que contribuíram com a música e a cena circense. Caso de Bia Bedran (RJ), compositora, cantora, violonista, atriz, escritora e educadora musical brasileira conhecida por seu trabalho no teatro e na televisão com o público infantil. E o potiguar Pedro Queiroga, músico, ator e palhaço que teve passagens pelas bandas Alfândega e Brebote, como baterista e cantor, tendo se apresentado na primeira e histórica edição do Abril Pro-Rock (1993), em Recife/PE, onde foi elogiado pelo público e artistas, entre eles Chico Science.
Ator de teatro desde 1988 quando, na UFRN, teve seu primeiro contato com os palcos através do Grupo Estandarte, sob a direção de Carlos Nereu. Foi um dos fundadores do Grupo Tambor de Teatro, junto com João Marcelino. Ele é também o palhaço Algaroba Anaclético Biciclético Velocipedico. Ainda entre as homenagens o Destaque Jovem Bia Gurgel, Destaque Popular para João Gomes (PE), Destaque Nordeste para ATTOOXXA (BA), Destaque Nacional para Glória Groove (SP) e Prêmio Hangar Especial para Luciano Nassin (Trem da Alegria).
Para Veni, a edição busca fazer um justo reconhecimento à memória circense, entendendo que são “narrativas que constituem a história e a contribuição dessa instituição sui generis mantida, até poucas décadas, pela transmissão oral de desconhecimentos''.
O Prêmio Hangar integra a programação oficial do Natal em Natal, através do patrocínio da Prefeitura do Natal. Também conta com o apoio cultural do Governo do RN, Sebrae/RN e Lei Aldir Blanc.
Serviço:
Prêmio Hangar 2021
Domingo - 05 de dezembro -17h
Acesso gratuito
Ingressos para plateia no site Sympla
(a partir das 17h do dia 01/12)
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022