O Beco da Lama está pra peixe durante o Festival Pratodomundo

É Típico!

Festival Pratodomundo homenageia cozinha indígena do litoral

Anúncio do festival terá show de Sueldo e Coco Juramentado e pratos do XIV Pratodomundo serão servidos de 20 de novembro a 10 de dezembro.

12 de novembro de 2021

Cinthia Lopes

Quem é do mar não enjoa, já diz o velho samba. E se por de um caldinho de camarão, peixe cozido ou na brasa com pirão, aí nem se fala. Esses acepipes originários da cozinha indígena litorânea quinhentista já foram fartos na mesa natalense, da mais simples à mais abastada. Entretanto, comprar um peixe hoje em dia é um investimento pouco acessível para a maioria das pessoas. Já se foi a época em que se comprava a Cioba na arupema na porta de casa, quando o vendedor passava oferecendo. Fora a falta de uma prática culinária que foi sendo substituída pelo gosto do sertanejo, mais afeito às carnes.

Para reafirmar a força dessa cozinha praieira indígena potiguar, o “XIV Pratodomundo - Festival Gastronômico do Beco da Lama”, e particularmente a nossa litorânea. O lançamento do festival acontece neste sábado (13), a partir das 17h, no cruzamento da rua Heitor Carrilho com Gonçalvez Lêdo, Cidade Alta. Haverá shows de Sueldo Soares, Coco Juramentado As Flechas, banda Insular e participação dos Tapuias e Potiguaras. Na ocasião será feito o anúncio do regulamento e a abertura das inscrições. O evento conta com patrocínio da Prefeitura de Natal e do Sebrae-RN. Os bares e restaurantes candidatos servindo os pratos concorrentes entre os dias 20 de novembro a 10 de dezembro. 

Realizado pela SAMBA - Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências e coordenação do chef Alexandre Gurgel, o festival também vai homenagear duas grandes figuras da história da culinária natalense: a 'Comadre', da famosa peixada que há décadas oferece e difunde boa parte da culinária tradicional praieira; e dona Odete, a ”dama do Beco da Lama”, que também por décadas alimentou com suas iguarias os frequentadores desta região boêmia. “Vamos homenagear a culinária indígena que é a mais ancestral, pura e genuína das influências gastronômicas que ao longo dos séculos formaram a mesa brasileira”, diz o coordenador do festival. 

Outra novidade será uma série de podcast sobre o tema, com participação de Alcides Sales, estudioso da cultura indígena no Rio Grande do Norte. Detre os temas estão "A alimentação indígena", "Os pratos e alimentos herdados" e "Os costumes indígenas que permanecem até hoje no cotidiano natalense, seja nos costumes e na fala". Também será definida uma oficina gastronômica com ingredientes do litoral potiguar, no Sebo Balalaika, com direto a exposição de peças da cultura indígena pertencente ao acervo do cozinheiro. 

PETISCOS

A novidade desta edição será a categoria única. Em vez de refeições, só vão concorrer na categoria Petiscos, com margem de preço de até R $ 15,00. As receitas necessárias não ter nenhum ingrediente ingrediente que incluído na relação elencada pelo regulamento, isso inclui a proteína, os cheiros e os demais ingredientes. Dentre eles a castanha de caju, mel de uruçu, macaxeira, peixes em geral, ova de peixe, camarão, pitu, goma de mandioca, caju, farinha de mandioca, ostra sururu, goiamum, aratu, carne de caranguejo, mariscos, lolô, carne de siri, arraia e pimentas nativas aroeira e malagueta. Os prêmios são: 1º Lugar - R $ 3.000; 2º Lugar - R $ 2.000; 3º Lugar - R $ 1.000. Todos os participantes do evento receberão um prato simbolizando suas participações na edição.

 

serviço

Lançamento do Festival Pratodomundo. Dia 13, a partir das 17h, no cruzamento da rua Heitor Carrilho com Gonçalvez Lêdo, Cidade Alta. Haverá shows de Sueldo Soares, Coco Juramentado As Flechas, banda Insular e participação dos Tapuias e Potiguaras.

Palestras:

24/11 - Hábitos indígenas que permanecem em nosso cotidiano 

Participantes:

- Alexandre Gurgel - coordenador do Festival Pratodumundo 

- Aucides Sales - professor, artista plástico e reconhecido estudioso das culturas indígenas potiguar e brasileira 

- Maria Gorette - presidente da SAMBA

Horário: 15h

Transmissão: canal do YouTube da Show Time

 

02/12 - A culinária indígena, as iguarias, os ingredientes e os hábitos alimentares indígenas que permanecem em nosso cotidiano 

Participantes:

- Alexandre Gurgel - coordenador do Festival Pratodumundo 

- Aucides Sales - professor, artista plástico e reconhecido estudioso das culturas indígenas potiguar e brasileira 

- Gabriela Sales - chef de cozinha e estudiosa da alimentação indígena e brasileira 

Maria Gorette -Presidente da Samba.

Horário: 15h

Transmissão: canal do YouTube da Show Time