Festival apresenta atrações de várias vertentes do jazz, blues, MPB e confluências
Agenda Cultural
Evento é totalmente gratuito, acontece de 14 a 17 de agosto e apresenta mais de 40 shows
04 de julho de 2025
Em uma mistura de gêneros como o Jazz Latino, Bossa Nova, MPB, Choro, Soul Groove, Rock, Blues e Samba, o Fest Bossa & Jazz - edição Pipa 2025 divulga os últimos nomes que compõem o line up completo para os quatro dias: de 14 a 17 de agosto. Com a divulgação do terceiro e último bloco de artistas, a conta fecha com 40 shows em 6 polos da Pipa. Homenagens, fusões, brasilidade, sons do nordeste e do mundo. O Fest é mais que um festival, é um convite ao deleite cultural em forma de música, praia e liberdade.
Dos novos nomes está o cubanoJosé Portillo, que fará sua estreia no festival ao lado dos músicos Glauco Solter, Cuca Teixeira e Gabriel Moraes. O encontro entre talentos cubanos e brasileiros garante uma apresentação marcante, celebrando as tradições em um diálogo ritmado entre as raízes afro-brasileiras e afro-cubanas, uma emocionante experiência musical.
Outro que vem de fora é Alenko. Um nome importante da cena Pop’n’Groove de Genebra, vencedor de diversos prêmios, incluindo o de Melhor Artista Francófono no Freddie Mercury Live Awards. Com seis álbuns e mais de 500 shows, já passou por festivais como o Montreux Jazz Festival e o Paléo Festival, além de uma turnê na China. Seu som mistura soul, pop, reggae e música eletrônica, com letras em francês. No palco, é acompanhado por Keumart, beatboxer premiado, e Florent Bernheim, guitarrista que já tocou com Phil Collins. Juntos, formam um trio vibrante que promete agitar a Praia da Pipa.
Também confirmada está a Banda Skarimbó. Após participar com sucesso de uma edição do festival em São Miguel do Gostoso, fará sua estreia no Fest Bossa & Jazz em Pipa. Em 2025, prepara o lançamento do álbum “Dunares”, que mescla influências da cultura popular nordestina com a música tropical, em uma sonoridade rítmica e pulsante.
Com repertório que funde clássicos e contemporâneos, Raquel Oliveira, saxofonista potiguar, vai apresentar no Fest, um show que une jazz, bossa nova e ritmos brasileiros. O espetáculo destaca a expressividade do saxofone e a sofisticação das composições da região. Homenageia grandes nomes como Jubileu Filho, Heleno Feitosa e Lêdo Ivo Jr.
Diogo das Virgens é cantor e multi-instrumentista potiguar, com cerca de 20 anos de carreira e apresentações no Brasil e no exterior. Já tocou em países como Itália, Espanha, Portugal, Holanda, Noruega, México e EUA, onde venceu o prêmio “Press Awards 2018” como melhor cantor brasileiro. No Brasil, se apresenta especialmente no RN, Fernando de Noronha e outras cidades do Nordeste. Versátil, Diogo reúne em seu repertório clássicos do blues, rock, pop e música brasileira, sempre com interpretações vibrantes que envolvem o público. A banda de rock tipicamente nataliense, a Bandigalado é outra atração local, e faz alusão ao jeito de ser do natalense até no nome. A banda é formada por Alexandre Azevedo (vocal), Lucien Dantas (bateria), André Macedo (baixo), Cláudio Macedo (guitarra base), Silvério Neto e Misael Queiroz (guitarras solo) e Pedro Ratts (teclado).
Com sua voz marcante, Edja Alvess, acompanhada dos músicos Paulo Brunis (violão), Gustavo Monte (baixo) e Canindé Baterinha (percussão), leva ao Fest o show, "Na Bossa e no Samba", uma celebração envolvente da música brasileira, unindo estilos como bossa nova, samba, jazz, samba funk e afrosamba, com repertório sofisticado e cheio de energia, com composições de grandes nomes como Vinicius de Moraes, Baden Powell, Tom Jobim, Djavan e Jackson do Pandeiro.
Chorinho da Pipa é mais um nome que entra na lista. Presentes em outras edições, grupo chega a edição deste ano com uma homenagem a K-Ximbinho, grande nome do choro, com um repertório que inclui clássicos do homenageado e de mestres como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Paulinho da Viola e Ernesto Nazareth. No palco: Lu Principe (cavaquinho), Rodolfo Castelli (gaita), Daniel Grossmann (percussão) e Anchieta Menezes (violão 7 cordas).
Banda Martuan, desembarca no evento com muito jazz latino, apresentação rica em improvisações. Formam o grupo os músicos: Gabo Castello (piano e voz), Mato Castello (congas e voz), Facundo "CUFA" Altuna (trompete) e Leandro Cabeza (batera) a banda tem 5 anos de história e faz música latino-americana (jazz, latin-jazz, jazz-fusion, candombe, son cubano e soul).
E, fechando a lista, mais um artista que vai aportar em Pipa é Luca Manotta. Nascido em Lausanne, Suíça, de mãe portuguesa e pai italiano, é um músico sensível às culturas do mundo desde jovem. Sua arte nasce das feridas da adolescência, buscando cura, suavidade e sentido na vida por meio da poesia, alegria e compartilhamento. Com um sorriso constante, oferece uma música que convida a viajar no ritmo, celebrar encontros e dançar intensamente. Sua obra é uma contemplação da liberdade, dos destinos cruzados e dos encontros que transformam o cotidiano.
Além dos novos nomes, o festival já divulgou Indiana Nomma: "Tributo Oficial a Mercedes Sosa"; Vintage Pepper: Banda com estilo blues e soul ; Eduardo Taufic Trio: Apresentação com arranjos originais de jazz brasileiro; Sueldo Soaress: Show comemorativo de 40 anos de carreira; Caju com Jazz convida Heli Medeiros: Performance especial com a cantora; Kelly Lira: Fusión de soul, samba e jazz; Pipa Groove: Mix de jazz e hip hop; Banda Martuan: Jazz fusion latino; Chorinho da Pipa: Homenagem a mestres do choro.
Edja Alvess: Show "Na Bossa e no Samba"; Bandigalado: Rock autoral com raízes culturais; DJ Cris Flores: Música eletrônica na festa de lançamento; Macumbia: Show na festa de lançamento e no polo Pipa Atlântico; Jô Bay & Banda: Tributo a Tim Maia* na festa de lançamento; Mestizo Banda: Apresentação no polo Pipa Atlântico; Day Maltese: Tributo a Rita Lee no polo Pipa Atlântico; Os Eloquentes convidam Seu Pereira*: Apresentação no polo Pipa Atlântico; Caike Falcão: Homenagem a Steve Ray Vaughan no polo Pipa Atlântico.
Locais:
Festa de Lançamento: 12 de julho, a partir das 15h, no Makai, na Praia da Pipa.
Festival: De 14 a 17 de agosto
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022