Rosa de Pedra é o tema deste ano do Ação Sesc Literatura. Arte: Cedida

Agenda Cultural

Com tema Rosa de Pedra, Ação Sesc de Literatura promove intercâmbio literário virtual

A temática do evento destaca a obra de Zila Mamede, em alusão ao primeiro livro publicado pela poeta

20 de março de 2021

"Parado morto mar de minha infância / sem sombras nem lembranças de sargaços / por onde rocem asas de gaivotas perdendo-se num rumo duvidoso...” Os versos são de Mar Morto, de Zila Mamede (1928-1985) um dos 36 poemas contidos no livro de estreia  “Rosa de Pedra”, de 1953. A obra foi considerada por autores de sua geração, como Manoel Bandeira, um dos melhores livros de versos da literatura brasileira. Em 2013, o livro até então raro, reapareceu para os leitores após a edição bilíngue do professor de literatura da UERN, Alexandre Alves, lançado pela editora Queima-Bucha.

“Rosa de Pedra” é revisitado mais uma vez, agora no Ação Sesc de Literatura, que este ano será em formato virtual para promover um intercâmbio mais amplo entre autores locais e nacionais. O Ação Sesc de Literatura Rosa de Pedra vai acontecer de 25 a 31 de março, com programação totalmente virtual pelas plataformas digitais (Instagram e Youtube Sesc RN).

A atividade cultural contempla oficinas de poesia e cordel; sarau com seis poetas potiguares; debates e show com a banda potiguar Rosa de Pedra. Zila entra em diversas falas das participantes , uma delas é Constância Lima Duarte que falará sobre Literaturas, mulheres do Rio Grande do Norte.

Outro destaque será o lançamento virtual da Revista Palavra do Sesc Nacional. Nesta nova edição, a publicação com periodicidade anual, contempla vários tipos de literatura produzidos no país. São poemas, contos, depoimentos, tirinhas e charges, como a da potiguar, Luiza de Souza, que desde 2014 trabalha com ilustração.

Programação - Ação Sesc Literatura

Serviço: Ação Sesc de Literatura Rosa de Pedra 2021

25 e 26/3 | 18h às 20h. Oficina Escrita com Rosy Nascimento (Google Meet). Vagas limitadas. Inscrições: cultura@rn.sesc.com.br.

29/3 | 19h. Debate Literaturas, mulheres e Rio Grande do Norte com Constância Lima Duarte (MG).  Mediação: Roseanne Azevedo (RN). Youtube Sesc RN.

30/3 |19h. Debate “A Poesia e seus pilares vivos” com Iara Carvalho (RN) e Mel Duarte (SP) Mediação: Ana Paula Campos (RN). Youtube Sesc RN.

31/3 | 19h: Sarau Rosa de Pedra e 21h: Show de Rosa de Pedra (ambos no Youtube Sesc RN)

31/3.  Lançamento virtual da Revista Palavra (Instagram Sesc RN).