Parnamirim Jazz Fest retorna ao Cine Teatro e movimenta município

Agenda Cultural

Com Tulipa Ruiz e Dorgival Dantas, Parnamirim confirma segunda edição do Festival de Jazz

Festival realizado pelo Município traz atrações de peso e terá jam sessions e oficinas no Cine Teatro de Parnamirim

06 de dezembro de 2021

Cinthia Lopes

Se existe um gênero que convida aos encontros, é o jazz. As jam sessions fazem parte da essência dos festivais. E quando o assunto é compasso ritmado à brasileira, o swing nos presenteia com a melhor miscigenação musical. Na cidade que já teve algumas big bands no século passado, Parnamirim volta a sediar pelo segundo ano o Parnamirim Jazz Fest (PJF) entre os dias 16 e 18 de dezembro deste an, no Cine Teatro de Parnamirim. As atrações vão desde o forró tradicional à nova geração da Música Popular Brasileira (MPB). 

Nesta edição, o festival contará com shows principais promovidos pela orquestra residente do evento, a Parnamirim Jazz Sinfônica, grupo jazzístico pioneiro no Rio Grande do Norte (RN), convidando artistas de renome local e nacional. A orquestra foi criada em novembro de 2020, com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc e, a partir deste ano, passou a ser mantida pela Prefeitura Municipal de Parnamirim, por meio da Fundação Parnamirim de Cultura. O festival também conta com patrocínio da prefeitura de Parnamirim.

Na quinta-feira, dia 16, a Parnamirim Jazz promove o show Encontros, com Khrystal, Dane Cruz, Tanda Macedo e Isaque Galvão e João Batista. Na mesma noite ainda tem Mestrinho e Zé Hilton Sanfoneiro, dois mestres discípulos de Dominguinhos. Na sexta-feira, 17, recebe Dorgival Dantas, além de Jubileu Filho, Sérgio Groove & Di Stéffano. No sábado tem Tulipa Ruiz e Parnamirim Jazz Sinfônica, além de Ricardo Herz, Ramon Gabriel & Eduardo Taufic.

Os encontros acontecerão nas áreas externas e internas do Cine Teatro Parnamirim, que também contará com apresentações da Street Jazz Band em todas as noites do evento. Além disso, a Street Jazz Band promoverá apresentações do tipo aula/show em escolas públicas de Parnamirim, compondo às iniciativas educacionais do festival, junto aos workshops. 

Segundo os organizadores, o evento vai promover o resgate do jazz, que foi acolhido por potiguares durante a Segunda Guerra Mundial, ao ser trazido pelos americanos. Para isso, dará continuidade à construção dessa atmosfera jazzística, por meio de roupagens e experiências musicais diferenciadas. A programação completa será divulgada nesta segunda-feira (29). 

 

SERVIÇO: 

Parnamirim Jazz Fest 

Gratuito, no Cine Teatro Parnamirim 

Entre os dias 16 e 18 de dezembro 

Instagram: @parnamirimjazzfest