Oficina de dança sobre rodas insere pessoas com deficiência motora
Agenda Cultural
Parte do projeto Arte que Inclui, espetáculo O Circo Chegou terá cerca de 300 pessoas em cena. Data será 20 e 21 de setembro, em Mossoró
28 de agosto de 2022
Cerca de 300 pessoas estão se preparando para integrar o elenco do espetáculo “Estrelas Especiais: O Circo Chegou”, mais uma etapa inserida no projeto “Arte que Inclui”, proposto pela Sociedade Amigos da Pinacoteca Potiguar com objetivo de dar acesso à população com deficiência (PcD) e pessoas vulneráveis, a conteúdos formativos na área de economia criativa e arte. O público PCD com deficiência física e intelectual e alunos de escolas públicas de Mossoró estão participando de uma série de oficinas, que inclui figurinos e adereços, dança sobre rodas, teatro, música e percussão corporal.
O espetáculo "Estrelas Especiais” tem direção de Liana Duarte e assistência de Adriano Duarte, numa adaptação de Iaperi Araújo para o roteiro do escritor e jurista Diógenes da Cunha Lima, atual presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras. A coordenação geral é de Joriana Pontes. As apresentações acontecem nos dias 20 e 21 de setembro, mas antes o projeto vem realizando uma maratona de oficinas nas mais diversas áreas com foco nesta montagem.
A preparação conta com a participação de diversos profissionais envolvidos, além das parcerias com a APAE de Mossoró (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) ADEFIM (Associação de Deficientes Físicos de Mossoró) e Fórum de Pessoas com Deficiência, bem como escolas estaduais da cidade de Mossoró, grupo de capoeira, entre outros. acontece durante todo o mês de agosto e setembro.
Além dos assistidos, este universo se amplia com a participação das famílias. “As mães dos assistidos pelo projeto participam de oficinas de maquiagem e corte e costura, uma modalidade inserida dentro da oficina de estilistas (adereços e figurinos). Então o universo de formação é o mais diversificado possível”, comentou a diretora geral, Joriana Pontes.
“Chegamos a essa etapa importante do Arte que Inclui, agora totalmente voltada para pessoas com deficiência. São muitas oficinas realizadas por grandes profissionais neste projeto inédito. Essa primeira experiência com a população de Mossoró tem um retorno surpreendente”, comentou a diretora do espetáculo, Liana Duarte. Segundo a coordenadora, o elenco do espetáculo traz atores, atrizes e bailarinos atendidos pelas entidades que amparam pessoas com alguma deficiência física ou intelectual.
Trilha ao vivo
O espetáculo contará com uma trilha ao vivo, produzida e trabalhada em oficinas de música e percussão corporal, juntamente aos alunos de escolas estaduais de Mossoró (cerca de 200 alunos) e ministrados pelos professores Marcio Gleibson, Roberta Lúcida, Míssola Arezza e Lizoyrlo Nery.
Na APAE ocorrem as oficinas de dança com Rosy Fernandes, Teatro I com professor Ronaldo Alves, Teatro II e Palhaçaria com Joriana Pontes, que também é coordenadora geral do projeto. Essas oficinas têm o acompanhamento e colaboração direta de pedagogas. Participam as pedagogas Horsana Garção, Anailda Souza, Jane Figueiredo coordenadora Pedagógica e Dádiva Oliveira, assistente social e com o envolvimento de todos os funcionários da APAE .Também estão sendo realizadas oficinas de Maquiagem artística com Manu Pontes, Figurinos e adereços com Josivan Silva, e Dança sobre Rodas com Ayjalon.
*O ESPETÁCULO*
Numa visão em que todos são capazes de fazer o que quiserem, nós trazemos no universo mágico e lúdico do circo, crianças que tem o sonho de serem artistas circenses, porém vêem aquele sonho quase que inalcançável, uma vez que eles não se acham capazes de desempenhar tão sonhado papel. É aí que a magia acontece e eles se encontram com um dos artistas do circo que mostram a eles que ao contrário do que pensam, todos somos capazes de sermos o que o nosso coração desejar, e que aquele circo é diferente, e lá sonhos se realizam.
“Arte que Inclui” é uma ação formativa e artística para inclusão da população PcD e também jovens periféricos, comunidade rural de assentados, quilombolas e população LGBT+. O projeto é realizado pela Sociedade Amigos da Pinacoteca Potiguar (SAPP) e conta com aporte financeiro da Secretaria Especial de Cultura vinculada ao Ministério do Turismo, atendido pela Emenda Parlamentar do Deputado Federal Betinho Rosado. A primeira edição contempla diversos cursos nas áreas de Economia Criativa e Tecnologias Sociais para 1200 pessoas.
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022