Confira a programação da parte formativa do Arte que Inclui

Agenda Cultural

Começam as oficinas do projeto Arte que Inclui

Fotografia, marketing, vídeo, Grafite, adereços e maquiagem estão entre as oficinas do Arte que Inclui, projeto apoiado pela Secretaria da Cultu

01 de agosto de 2022

A fase formativa do projeto ‘Arte que Inclui’ tem início na próxima segunda-feira (11) com as oficinas dos segmentos Tecnologias Sociais e Digitais e Economia Criativa, para o público que necessita de acesso visando a qualificação do mercado. Ministradas por profissionais qualificados, todas as oficinas são gratuitas e parte delas é aberta a todos os públicos, além dos conteúdos específicos a inclusão da população com deficiência (PcD) e também jovens periféricos, comunidade rural de assentados, quilombolas e população LGBT+*

Do conteúdo aberto ao público, três oficinas de Fotografia em Celular, três para Edição de vídeo em celular e três oficinas de Marketing pessoal. A primeira oficina de fotografia será realizada pelo fotógrafo Ricardo Lopes, entre os dias 11 a 15 de julho, das 17h30 às 21h30, no auditório da CIM. O objetivo é apresentar técnicas, ferramentas e recursos mobile que possibilitem melhor atuação na área da fotografia digital. Entre os dias 8 e 12 de agosto será a segunda turma de fotografia com o instrutor Pacífico Medeiros. A última oficina nesta área está prevista de 2 a 4 de setembro, com a fotógrafa Jeane Meire. Todas serão realizadas no auditório da CIM. As inscrições permanecem abertas até o preenchimento das vagas.

Já a oficina de Marketing Pessoal tem como objetivo oferecer ferramentas para ampliar o network e conhecer as técnicas de campanhas que podem ser feitas pela internet. A publicitária Larissa Gabrielle tem mais de 15 anos de experiência em Marketing com atuação na imprensa, varejo, política e gestão de imagem. Ela será a responsável pela primeira oficina, de 11 a 15 de julho, das 17h30 às 21h30, no auditório da ACIM.  Na segunda fase a instrutora será Nathália Rebouças, de 19 a 22 de agosto. E encerra com Ana Cláudia Botelho de 16 a 18 de setembro, na sede da MAISA.

Na área de Edição de Vídeos para Celular, a primeira oficina acontece de 20 a 23 de julho com o instrutor Ivanaldo Fernandes, também no horário das 17h30 às 21h30. Em agosto, de 1 a 5, a Edição de Vídeo será ministrada por Jedson. E encerra em setembro com a instrutora Vanessa Deolivier, na sexta-feira das 14h às 18h, e sábado/Dom das 8h às 12h e 14h às 18h, no E.E. Gilberto Rola, na sede da MAISA.


ECONOMIA CRIATIVA

Quem é fã de música e quer entender a dinâmica do mercado de DJs ou trabalhar na área terá uma oportunidade com a Oficina de DJ do Arte que Inclui. Serão três momentos: O DJ Hunter será o ministrante nas oficinas de 18 a 20 de julho e de 5 a 7 de agosto, das 17h30 às 21h30, na Alameda das Imburanas. O DJ Gustavo (FRK O.G) será o instrutor da terceira oficina, prevista para 12 a 16 de setembro, das 8h às 17h, na Alameda das Imburanas.


ARTÍSTICAS

Ainda existem três oficinas de maquiagem e duas são voltadas para a população LGBT+, incluindo para drag queens com performances. Das 3 oficinas de figurinos e adereços, duas são dedicadas a este público e uma para público geral. São elas: Maquiagem Artística com o instrutor Dom Lúcio, de 18 a 27 de julho, das 17h30 às 21h30. Com Deilson Pereira, de 5 a 7 de agosto, ambas na Faculdade de Enfermagem no mesmo horário. Também tem Oficina de Figurinos e Adereços com Paulo Pedrosa, de 5 a 7 de agosto, na Faculdade de Enfermagem.


As oficinas destinadas a participantes do espetáculo Estrelas Especiais são:  oficina de Maquiagem com Manu Pontes, nos dias 5, 7, 12, 14, 18, 19, 20 e 21 de setembro, na APAE, e Oficina de Figurinos e Adereços com Josivan Silva, dia 1 de agosto a 20 de setembro, na APAE.


COMUNIDADES E ESCOLAS

No universo da arte urbana, as oficinas de Grafite também serão disponibilizadas pelo projeto para jovens de áreas periféricas. O artista Marcelo Moraes será o instrutor da oficina na Lagoa do Mato, de 11 a 27 de julho, das 15h às 18h. Já Rayron Montelli vai ministrar a oficina de Grafite no Bairro Aeroporto, de 1 a 13 de agosto, das 15h às 18h. E Marcelo Amarelo vai ser o instrutor da oficina da EE Raimundo Gurgel, de 5 a 16 de setembro, das 17h30 às 21h30.

As oficinas de Capoeira estão em atividade no CRAS de Pintos com a instrutora Alice Alves; na Cohab de Alto de São Manoel com o Instrutor Douglas Eduardo; e em Santo Antônio com o instrutor Breno Henrique, de julho até 20 de setembro.


ARTE QUE INCLUI

O “Arte que Inclui” é um ação formativa e artística para inclusão da população PcD e também jovens periféricos, comunidade rural de assentados, quilombolas e população LGBT+ e população sem acesso à cultura de um modo geral. O projeto foi proposto pela Sociedade Amigos da Pinacoteca, entidade cultural do RN conhecida pelas ações de valorização das artes no Estado e conta com o aporte da Secretaria Especial de Cultura vinculada ao Ministério do Turismo. A primeira edição está voltada para a população de Mossoró, no Rio Grande do Norte. São diversos cursos nas áreas de Economia Criativa e Tecnologias Sociais para 1200 pessoas, além de um espetáculo musical Festival “Estrelas Especiais”, com participação de 320 pessoas com deficiência de todas as idades em setembro.

PROJETO ARTE QUE INCLUI | INSCRIÇÕES ABERTAS

Inscrições pela página virtual https://amigosdapinacoteca.com.br/artequeinclui/

ou informações pelo 84 2142-9161