Dorian Gray Caldas dá nome a comenda cultural proposta por veraadora Brisa

Agenda Cultural

Comenda Dorian Gray homenageia destaques da Cultura

Diretor Carlos Segundo e a produtora Danielle Brito são alguns nomes homenageados. Proposta partiu da vereadora Brisa Bracchi

17 de maio de 2022

A Câmara Municipal de Natal promove nesta terça-feira (17) a solenidade de entrega da Comenda Dorian Gray voltada para a cultura. A homenagem foi proposta pela vereadora Brisa Bracchi (PT) com objetivo de valorizar artistas da nossa cidade e reconhecer a importância de sua produção. “Natal tem inúmeros profissionais que têm um trabalho fantástico, mas que por vezes não tem o devido reconhecimento. Essa ação faz parte de um movimento para reconhecê-los”, disse.

.Boa parte dos homenageados atua na área das artes visuais. Pela indicação da vereadora Brisa ou indicados por outros representantes do legislativo municipal estão o diretor de cinema Carlos Segundo, recentemente indicado à Palma de Ouro em Cannes pelo filme “Sideral”; e a produtora cultural Danielle Brito, mestra e doutoranda na área de Patrimônio, que foi indicada pela vereadora Nina Souza (PDT).

A vereadora Brisa também escolheu o designer Vitor Bezerra,um dos fundadores da Casa da Praia Filmes e bastante requisitado na criação de arte para diversos espetáculos. Também o escritor, poeta e jornalista Aureliano Medeiros, autor de personagens como Oi, Aure e dos livros  Mercúrio Cromo, Madame Xanadu, e ‘A viagem do barco azul’ . A artista e pesquisadora Consuelo Vea Coroca, conhecida pelas ilustrações pelos muros da cidade, a tatuadora e designer Cecília Nóbrega. Outros nomes sugeridos por parlamentares também foram acatados, como Fernando Chiriboga, pelo vereador Peixoto, e a premiada ilustradora Ariell Guerra, por Júlia Arruda. Nivaldo Bacurau indicou o veretano Vatenor e Divaneide Basílio vai entregar a comenda a Olympia Bulhões.

A comenda tem o nome de Dorian Gray Caldas, um dos mais importantes artistas plásticos, críticos de arte e poeta do Rio Grande do Norte. Além do alcance nacional de sua trajetória, Dorian atuou com crítico de arte, revelando muitos nomes do universo pictórico local.

Confira os homenageados:

1. DANIELLE CRISTINA VASCONCELOS DE BRITO – (NINA SOUZA)
2. VÍTOR BEZERRA – (BRISA BRACCHI)
3. AURELIANO MEDEIROS – (BRISA BRACCHI)
4. CARLOS SEGUNDO – (BRISA BRACCHI)
5. CONSUELO VEA COROCA - (BRISA BRACCHI)
6. CECÍLIA NÓBREGA – (BRISA BRACCHI)
7. OLYMPIA BULHÕES – (DIVANEIDE BASÍLIO)
8. ANTÔNIO SOARES – (ERIBALDO MEDIEROS)
9. FERNANDO CHIRIBOGA – (PEIXOTO)
10. WESLEY BATISTA – (HERMES CÂMARA)
11. ARIELL GUERRA – (JÚLIA ARRUDA)
12. MARILDA DO NASCIMENTO – (MARGARETE RÉGIA)
13. GUARACI GABRIEL – (MARGARETE RÉGIA)
14. MIGUEL CARCARÁ – (MARGARETE RÉGIA)
15. MAGNA FREIRE – (MILKLEI LEITE)
16. FRANCISCO CARLOS – (MILKLEI LEITE)
17. VATENOR DE OLIVEIRA – (NIVALDO BACURAU)
18. ROBERTO MORAIS – (TÉRCIO TINOCO)