Homenageadas recebem a comenda a Rainha Maria Tereza de Beguela Nazaré

Agenda Cultural

Comunidade Quilombola Moita Verde participa das comemorações do "Julho das Pretas" 

O dia 25 de julho é oficialmente no Brasil o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra

01 de agosto de 2022

O “Julho das Pretas” é uma data alusiva ao Dia Nacional das Mulheres Negras Latinas Americanas e foi comemorado na manhã de sexta-feira (29) no quilombola de Moita Verde.  Em homenagem a Tereza de Benguela, o dia 25 de julho é oficialmente no Brasil o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A data comemorativa foi instituída pela Lei n° 12.987/2014.Uma data reflexiva para toda sociedade, com o intuito de discutir e promover a visibilidade de mulheres afrodescendentes, combater o racismo e o sexismo e ressaltar a importância delas na história do mundo.

De acordo com a coordenadora municipal de política de promoção da igualdade racial vinculada à Semas, Silvana Rodrigues, foi feita a entrega da comenda a Rainha Maria Tereza de Beguela Nazaré para 10 mulheres que tenham na sua vida pública trabalhos voltados para a igualdade racial e para esse momento.

Durante o evento esteve presente a coordenadora estadual de igualdade racial, Giselma Omilê, que falou "essa é uma data para ampliar e ter um calendário no mês de julho para que as vozes das mulheres negras sejam ouvidas. Para que elas tenham oportunidade de apreciar suas demandas, fazendo um processo de avaliação das suas conquistas e do cuidar se si que tem feito a diferença na vida dessa mulheres.

Durante a ação teve o momento nutrição, escalda pé, aferição de pressão, testes rápidos de glicemia, HIV, e, inclusive, o momento de beleza com designer de sobrancelhas e esmaltação e tranças. Tudo com o objetivo de elevar a autoestima da mulher negra dando a verdadeira importância que elas têm para a vida profissional e social e apresentação do cantor Abmael Souza.