Exposição reúne arte popular com temática religiosa

Agenda Cultural

Concerto de sanfonas encerra programação junina do Museu Câmara Cascudo

Encerramento da exposição Os Santos de Julho terá apresentação da Orquestra Sanfônica de Gostoso, projeto social voltado para adolescentes

05 de julho de 2022

O Museu Câmara Cascudo terá um sábado animado com a apresentação da Orquestra Sanfônica de Gostoso, às 16h. O evento marca o encerramento da mostra “Olha pro céu meu amor: os santos de junho”, em cartaz desde o último dia 23, e aberta de terça à sábado, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h, sem a necessidade de agendamento ou cobrança de ingresso. Além da apresentação, as crianças e adolescentes também serão recebidos para uma visita especial ao Museu e ao Parque do Museu. 

A Orquestra Sanfônica de Gostoso é composta por quinze músicos, com idades entre onze e quinze anos, e apresenta um repertório de músicas do cancioneiro popular, com clássicos que vão de Luiz Gonzaga a Alceu Valença. A ação faz parte do projeto sociocultural Movimento Sanfônico, do Instituto de Ações Ambientais, Cultura e Justiça Social (AMJUS), e que oferece formação técnica integral, contínua, gratuita e inclusiva. 

O grupo tem a regência do maestro Felipe Erick e é patrocinado pela Lei Câmara Cascudo, Insitituto Neoenergia e pelo Programa Cultural Câmara Cascudo, com recursos da Neoenergia Cosern. A equipe conta ainda com a produção de Daniele Dones e assistência de José Carlos Soares e Walter Jefferson. A coordenação é de Heldene Santos. A viagem do grupo à Natal foi realizada à convite do Museu Câmara Cascudo, em transporte da UFRN, com o apoio da Caurn - Caixa Assistencial Universitária do Rio Grande do Norte.

A mostra “Olha pro céu meu amor: os santos de junho” traz ao público imagens dos santos juninos, como Santo Antônio, São João e São Pedro, além de explorar as marcas do sincretismo com as religiões de matriz africana, sob a personificação de Xangô. As tradições profanas também têm espaço, com esculturas e bonecos de mamulengos que representam a música, as festas e a culinária da região no período junino.

A exposição conta com peças do acervo próprio do MCC e também cedidas por colecionadores, alguns deles datados dos séculos XVII e XVIII. Também estão disponíveis peças recentes criadas por artistas locais como os potiguares Santana e Gregório, o pernambucano Silviano e o paraibano Júlio Cassiano. A mostra traz ainda os destaques do acervo da Biblioteca Setorial Veríssimo de Melo, com gravuras e trechos de livros de Câmara Cascudo, Raul Lody e Veríssimo de Melo. 

 

Serviço: 

Mostra “Olha pro céu meu amor: os santos de junho”
Até sábado, 9 de julho
Terça a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h
No Museu Câmara Cascudo - Av. Hermes da Fonseca, 1398, Tirol