Orquestra Sinfônica do RN realiza concurso nacional de canto lírico. Foto: site oficial

Agenda Cultural

Concurso de Canto Linus Lerner contou com doações internacionais

Certame segue para a segunda etapa, quando os jurados selecionarão os vencedores que concorrem a prêmios em dinheiro e oportunidades formativa

10 de setembro de 2020

A produção do Concurso Internacional de Canto Linus Lerner – Edição Brasil, anunciou os nomes dos finalistas da edição 2020, que será virtual por conta da pandemia do novo coronavírus. Cantores líricos do Rio Grande do Norte não passaram na peneira dos 60 jurados e ficaram de fora da final. A lista completa está disponível no site http://www.osrn.com.br.

O certame segue para a segunda etapa, quando os jurados selecionarão os vencedores que concorrem a prêmios em dinheiro, oportunidades de performance e bolsas de estudos. A iniciativa parte da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN, através do projeto Movimento Sinfônico 2020 O resultado final acontece dia 29 de setembro antes e durante o Terças Clássicas Ao Vivo com o Maestro, nos canais oficiais da orquestra, pelo YouTube e Facebook.

No total, são 86 prêmios distribuídos em três categorias: 15 prêmios em dinheiro, somando mais de R$ 40 mil reais; 10 prêmios em oportunidades de performances e mais de 61 prêmios de estímulo artístico, sendo esses pacotes de “classes” ou serviços (mini bolsas) destinados por grandes profissionais do mundo da ópera e instituições da área e distribuídos entre classes de canto e classes de interpretação/repertório que serão administradas a distância, através das plataformas digitais.

O maestro Limus Lerner esclarece que todos os prêmios são financiados sem o amparo das leis de cultura locais. O maestro conseguiu doadores internacionais que deram no montante R$ 40.500,00, sendo assim, os prêmios performances são 100% financiados pelos doadores de cada prêmio,  assim como os prêmios estímulo. A OSRN e o projeto Movimento Sinfônico são parceiros do concurso no amparo da produção, e incluindo a divulgação do resultado dentro da temporada com o Terças Clássicas de setembro dedicado ao concurso.

“O Concurso elevou ainda mais a importância da nossa OSRN no cenário nacional. Ainda reverteu a atenção de todos os profissionais e veículos especializados para nossa Orquestra”, comentou o maestro ao TL.  “Nesta edição, não houve categoria RN, porque fizemos o concurso Jovens Solistas em maio de 2020, que Inclui a cantores e cantoras exclusivamente do RN”, disse ainda Linus.

A final do Concurso será on line. Os jurados receberão 02 vídeos de cada candidato. Os jurados darão notas de 1 a 10 em oito critérios, conforme regulamento. As notas serão enviadas através de uma ferramenta online. Os candidatos (as) que atingirem as maiores notas serão vencedores.

 A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte tem o Governo do Estado do RN como seu principal mantenedor. E a temporada 2020 é realizada através do projeto Movimento Sinfônico por meio do patrocínio via incentivo fiscal da Companhia Energética do Rio Grande do Norte – Cosern e Instituto Neoenergia, mediante Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do RN, da Unimed Natal, Hospital do Coração e Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão. O projeto Movimento Sinfônico é uma realização da OSRN / Fundação José Augusto e da MAPA Realizações Culturais.