Jean Mermoz inaugurou a travessia área do Atlântico Sul

Agenda Cultural

Conferência lembra momento histórico do vôo de Mermoz para Natal, que completa 91 anos

Embaixada da França no Brasil e UFRN convidam professora da USP Mônica Corrêa, o escritor Roberto da Silva e o historiador Raimundo Arrais

22 de junho de 2021

Cinthia Lopes

A primeira travessia aérea do Atlântico Sul, em voo direto, com o correio postal, foi realizada em maio de 1930 pelo piloto francês Jean Mermoz. O destino: Natal. Para lembrar o feito histórico que tem estreia relação com esta esquina do Continente, a Embaixada da França no Brasil, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, realiza uma conferência online “Mermoz em Natal”, nesta quarta-feira (23), às 14h30. 

Esse evento é parte das comemorações do ato que inaugurou o transporte aéreo da Europa para a América do Sul e colocou Natal no mapa estratégico da aviação comercial mundial,

A conferência terá duração de 2h e reunirá três convidados e um mediador. Participam a professora da Universidade de São Paulo (USP)

Mônica Corrêa, pesquisadora sobre a aviação francesa no Brasil; o escritor Roberto da Silva, autor da biografia “Jean Mermoz”, cujo registro está em reportagens publicadas aqui no Típico Local (VEJA); e o professor de História da UFRN, Raimundo Arrais. A mediação será de François Weigel, professor de língua francesa da UFRN.

Os temas abordados vão desde o desenvolvimento da aviação nos anos 20 e 30 em Natal, passando pela história da Compagnie Générale Aéropostale no Brasil e a famosa travessia de 12 e 13 de maio de 1930, ressaltando o percurso do Jean Mermoz.

Para assistir esse encontro, basta entrar na página Youtube “Embaixada da França no Brasil” (https://youtube.com/channel/UCrcjk7oAD2F5ubDDp3lT-sQ) e clicar no vídeo que será difundido ao vivo.