Após a realização do Seminário, prefeitura realiza a Conferência de Cultura
Agenda Cultural
Sistema estabelece a legislação para todos os incentivos culturais e fomento à cultura. Evento acontece quarta (30) e quinta (31), no Sesc-RN
25 de março de 2022
Estão abertas as inscrições para a VI Conferência Municipal de Cultura, marcada para os dias 30 e 31 de março, no auditório do SESC (Centro), das 8h30 às 17h. A realização é da Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte). Com o tema “Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafio do Sistema Municipal de Cultura”, participam especialistas, gestores municipais, técnicos, produtores e classe cultural.
Ferramenta fundamental para o acompanhamento das políticas públicas culturais, o Sistema Municipal de Cultura será criado pela Prefeitura de Natal a partir da realização desta Conferência, segunda etapa do pacote de atividades lançadas em 2022 que engloba o Seminário Municipal de Cultura (realizado na última quarta-feira, dia 24) e agora a Conferência, cujo objetivo é debater experiências para a elaboração e implementação do Sistema Municipal de Cultura, além de socializar metodologias e conhecimentos.
Participam a historiadora Lia Calabre e o especialista em Políticas Culturais, Albino Rubim, além de gestores municipais, técnicos, produtores e classe cultural. “Além de promover o debate, intercâmbio e compartilhamento de conhecimentos, linguagens e práticas, a Conferência valoriza o fomento, a formação, a criação, a divulgação e preservação da diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões”, comenta o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão. “A Conferência contribui para a integração das políticas públicas que apresentam interface com a cultura”, conclui o secretário.
As inscrições podem ser feitas AQUI e a transmissão acontece também pelo canal do Youtube da Prefeitura do Natal. A Conferência tem apoio do Sistema Fecomércio – SESC RN.
Dias: 30 e 31 de março de 2021, das 08h00 às 17h00
Local: Auditório do SESC Centro.
PROGRAMAÇÃO
DIA 30 | Auditório do SESC Centro
08h00 – Credenciamento, inscrições presenciais.
08h10. Mesa de Abertura
09h00 - PAINEL 1. FEDERALISMO E SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA
Histórico das trajetórias das políticas públicas de cultura no Brasil com ênfase na construção do Sistema Nacional de Cultura, a Importância dos Sistema Municipais na configuração nacional Cultura, direito e democracia.
CONFERENCISTA: ALBINO RUBIM
Formado em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (1975) e em Medicina pela Escola Baiana de Medicina (1977), mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1979), doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1987) e pós-doutor em Políticas Culturais pela Universidade de Buenos Aires e Universidade San Martin (2006). Professor titular da Universidade Federal da Bahia; docente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA. Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal da Paraíba. Pesquisador Senior do CNPq e do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da UFBA. Autor de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais. Membro de conselhos editoriais de publicações em Cultura e Comunicação. Foi Secretário de Cultura do Estado da Bahia; Diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da UFBA; Presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia; Coordenador do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura; Diretor da Faculdade de Comunicação da UFBA, por três vezes; Presidente da Câmara de Extensão da UFBA; Coordenador do Programa de Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA; Presidente da Câmara de Comunicação, Cultura e Turismo da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia; Secretário de Cultura da Associação dos Professores Universitários da Bahia, por duas vezes, e Presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Recebeu a Medalha Dois de Julho concedido pela Assembleia Legislativa da Bahia. Principais áreas de interesse: políticas culturais; cultura e política; comunicação e política; cultura, comunicação e sociedade.
10h30 - INTERVALO
10h50 – PAINEL 2. A POLÍTICA DE PATRIMÔNIO DA UNIÃO.
Breve contexto da política de reconhecimento e preservação do patrimônio cultural brasileiro pela União, na perspectiva do Sistema Nacional de Cultura.
CONFERENCISTA: Drº TASSOS LYCURGO.
Professor Titular do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN - Brasil), atuando na graduação, assim como no Programa de Pós-Graduação em Design dessa universidade. Lecionou em várias outras universidades no Brasil e no exterior, tais como a Oral Roberts University (ORU - EUA), A RBT College (RBTC Guatemala e RBTC EUA) e a Universidade Regional do Cariri (URCA - Brasil). Desde 2020, trabalha no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN - Brasil), tendo atuado como Diretor Nacional do Departamento de Patrimônio Imaterial até 24 de novembro de 2021 e, desde 7 de outubro de 2021, desempenhando a função de Diretor Nacional do Departamento de Cooperação e Fomento, responsável pelas relações internacionais e domésticas da autarquia com outras instituições, como a UNESCO, por exemplo. Também é advogado e Fundador do Defesa da Fé Ministério (Brasil). Dr. Lycurgo obteve seu Doutorado em Educação - Matemática/Lógica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN - Brasil) em 2002 e fez Mestrado em Artes - Filosofia Analítica pela University of Sussex (Inglaterra) em 1999. Fez Pós-Doutorado em Apologética Cristã pela Oral Roberts University (ORU - EUA) e em Sociologia do Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - Brasil). Possui Especialização em Direito Material e Processual do Trabalho pela Universidade Anhanguera (UNIDERP - Brasil) e é graduado em Direito (URCA - Brasil), Filosofia (UFRN - Brasil), Liderança Avançada (HI - Tailândia), Ministério Pastoral (RBT College - EUA) e Estudos Bíblicos (RBT College - EUA), também tendo estudado na Noruega. O Dr. Lycurgo escreveu mais de uma dúzia de livros sobre diferentes tópicos, tais como Direito, Educação, Filosofia, Cultura e Apologética. Além disso, apresenta semanalmente nos canais defesadafe.tv e lycurgo.tv o WebCast "É Proibido não Pensar" e a Escola Bíblica Semanal, em que vários temas relevantes são abordados.
11h30 - Formação da mesa de trabalho (Sociedade Civil e Gestão)
Inscrições e composição presencial.
PAINEL 2: IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA
11h00 – Tema: Apresentação do Regimento Interno, objetivos e Metas da VI Conferência Municipal de Cultura.
Participantes: Danielle Brito (Gestora e produtora cultural); Scilla Gabel (Produtora cultural, contadora); Tatiane Fernandes (Fórum Potiguar de Cultura | Produtora cultural)
Apreciação, considerações e aprovação do Regimento Interno da Conferência pela plenária presencial.
12h00 – INTERVALO – ALMOÇO.
14h00 – FORMAÇÃO DOS GRUPOS (GTs) E INÍCIO DOS TRABALHOS.
GT 1 – FUNDO DE INCENTIVO À CULTURA
Coordenação: Odinelha Targino, Josenilton Tavares e Conselho Municipal de Cultura
Proposta Final: Trabalho de análise da minuta da Lei do Fundo de Incentivo à Cultura - FIC para requalificação e adequação do texto ao Sistema Municipal de Cultura.
GT 2 – LEI DJALMA MARANHÃO
Coordenação: Leonardo Palitot Villar; Integrantes da Comissão Normativa do Programa Djalma Maranhão; Samara Taiana e Representante da Sociedade Civil.
Proposta Final: Trabalho de análise da minuta da Lei Djalma Maranhão para requalificação e adequação do texto.
GT 3 – FUNDO DE INCENTIVO AO AUDIOVISUAL - FIA
Coordenação: Anayde Targino e Grupo de Trabalho do Audiovisual (GT), Representantes do Fórum do Audiovisual
Proposta Final: Trabalho de elaboração de minuta para criação e implantação do Fundo de Incentivo ao audiovisual.
GT 4 – FUNDO MUNICIPAL DO LIVRO E DA LEITURA
Coordenação: Maria das Graças Cavalcante e Dayze e Conselho Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas.
Proposta Final: Trabalho de elaboração de minuta para criação e implementação do Fundo Municipal do Livro e da Leitura.
GT 5 – MINUTA DA LEI DO SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA
Coordenação: Danielle Brito, Mariana Pedroza e Representante da Sociedade Civil.
Proposta: Trabalho de análise da minuta da Lei de criação do SMC, revisão para apreciação em plenária.
16h00 - Retorno ao Auditório para encerramento.
DIA 31 DE MARÇO - LOCAL: AUDITÓRIO DO SESC CENTRO
08h00 – Abertura
08h30 - PAINÉL 2. CULTURAS E TERRITÓRIOS: OS SISTEMAS MUNICIPAIS DE CULTURA
CONFERENCISTA: LIA CALABRE
A historiadora Lia Calabre foi presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa entre 2015 e 2016, e coordenou o setor de políticas culturais da mesma instituição por mais de 15 anos (2003-2019). Na sua formação acadêmica é mestre e doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense). Foi organizadora do Seminário Internacional de Políticas Culturais (2010-2019) e é atualmente coordenadora da Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Gestão. É professora do Mestrado Profissional Memória e Acervos da FCRB (PPGMA)e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense.
09h30 - INTERVALO
10h50 – Abertura e continuidade dos trabalhos dos GTS 1,2,3,4 e 5.
12h00 – INTERVALO – ALMOÇO.
14h00 – APRESENTAÇÃO DO TRABALHOS DOS GTS:
14h00 – Apresentação GT 1;
14h15 – Considerações da Plenária.
14h30 – Apresentação GT 2;
14h45 – Considerações da Plenária.
15h00 – Apresentação GT 3;
15h15 – Considerações da Plenária.
15h30 – Apresentação GT 4;
15h45 – Considerações da Plenária.
16h00 – Apresentação GT 5;
16h15 – Considerações da plenária.
16h45 – ENCERRAMENTO COM APROVAÇÃO DE ATA EM PLENÁRIA.
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022