De volta a Rodinha: Teatrinho foi palco de eventos culturais de periferia em décadas passadas.

Reportagens

Construído nos anos 80, 'Rodinha do Padre', na Cidade da Esperança, volta a ser palco de festival

Teatro de arena foi construído para atividades teatrais, mas também foi palco de Batalhas de passinho, Circo da Luz e SOS Esperança

02 de agosto de 2021

O Teatro de Arena da Cidade da Esperança, também conhecido como “Rodinha do Padre”, por ser o único desse modelo no estado, foi palco importante para o desenvolvimento cultural da cidade do Natal, o que o tornou um símbolo do bairro. Berço de diversos movimentos culturais, nele surgiram em 1980 os grupos teatrais “Fala Esperança” e “SOS Esperança”, que eram compostos pelos próprios residentes do bairro e mobilizaram os moradores para assistir os seus espetáculos e terem contato direto com a cultura potiguar, além de contar com várias apresentações do “Circo da Luz”, anteriormente chamado de “Circo da Cultura”.  A “Batalha da Esperança” (Movimento da cultura hip-hop), Movimento Síntese Urbana (MSU) e a “Batalha de Passinho” (Brega Funk) são exemplos recentes de movimentos socioculturais que mantiveram viva a essência artística do bairro e conseguiram reduzir a marginalização de jovens locais.

Devido a importância histórica e cultural desse espaço o projeto “Cenas da Periferia” – que tem como objetivo dar vez e voz para as ações culturais periféricas - o escolheu como palco, promovendo atividades que integram o universo Hip-hop como: Break, Rima, Grafite e Música. O lançamento da programação foi transferida para esta sexta-feira, 19h, no  canal do Youtube Diniz TV.

Entre as atrações estão Alê du Black, CazaSuja, Mano Edu, Pretta Soul, Diniz K9, DJ Samir, Batalha de Rima e Oficina de Break. Além das ações culturais o projeto também promoveu a revitalização do espaço, com reparos na alvenaria, reforma do muro, pintura, mutirão de grafite e a  construção de uma pista de acessibilidade no local, trazendo mais segurança, beleza, e contribuindo para que mais pessoas tenham acesso a esse local de riqueza histórica do bairro.

Diniz fala sobre a identificação dele com o espaço e sobre a importância do projeto:

“ Pra mim o cenas surge como surge desde a raiz.  Meu pai, meus tios, minha família sempre foi envolvida com o espaço na construção do Half, na construção da pista de Cross, sempre foi um espaço bastante frequentado desde uma geração passada e que chegou até mim de forma intrínseca, não só por ser um espaço que fazia parte do bairro historicamente, mas por ser espaço cultural que acabei me envolvendo desde criança. E agora um pouco mais maduro de ideias e ter também ampliado um pouco os horizontes dentro da Universidade junto com o coletivo também o MSU (Movimento de Síntese Urbana)  do qual eu fazia parte, o projeto Cenas da Periferia veio justamente para poder estar ressignificando e pondo em prática de uma outra forma o que sempre me foi proposto", comentou.

O encontro do artista com a produtora Haylene Dantas, da HD produções, ele considera "uma coisa realmente do destino, da gente plantar e colher". "Ela é uma pessoa que vem para reafirmar isso, esse trabalho juntos é para mim sem palavras, vai bem além, é um conjunto que o universo conspirou pra fazer algo acontecer que tenha uma abrangência gigante para dar oportunidades a artistas, pelo fato de reacender um espaço cultural dentro de um bairro de periferia, então esse trabalho vai vir para que as pessoas entendam que com a arte e com a cultura a gente consegue realmente alcançar novos horizontes e revitalizar ambientes e vidas!”

O projeto Cenas da Periferia tem realização da HD Produções e Lucas Diniz com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, Fundação Jose Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal; com apoio Sherwin-Williams, Rede Mais e NavNoar.

SERVIÇO 
CENAS DA PERIFERIA
Lançamento: Dia 04 de agosto, quarta-feira, às 19h
Exibição: https://www.youtube.com/c/DinizK9TV/