Danielle Abrahamsson é sócia-fundadora da Galeria Superfície, de São Paulo

Agenda Cultural

Consultora de arte ministra capacitação online para artistas visuais em Natal

Convidada da Bólide 1050, Danielle Abrahamsson é autora do “Guia do artista visual - inserção e internacionalização"

21 de dezembro de 2020

 A consultora de arte Danielle Abrahamsson, conhecida pela gestão de espaços de arte nos grandes centros como as Galerias Laura Marsiaj (RJ) e Moura Marsiaj (SP) e sócia-fundadora da Galeria Superfície, é a convidada de um evento online realizado pela EspaçoBólide 1050, de Natal. A especialista em marketing participará como mediadora da capacitação online voltada para artistas do Rio Grande do Norte. Com o tema “Quais as Possibilidades de um sistema de arte em crise?” , a ação acontecerá no dia 09 de janeiro de 2021, das 16 às 18h, na plataforma Zoom. As vagas são limitadas e o contato para inscrições no link https://forms.gle/C8sUjJr6RDENibWy6

O objetivo principal do curso é propiciar uma reflexão não apenas sobre o sistema de arte, mas sobre o próprio protagonismo artístico. Esse mercado engloba diversos agentes e todos estão afetados pela crise dos últimos anos que intensificou-se com a pandemia. Nesse sentido é importante questionar e refletir que mudanças são necessárias e como fortalecer o protagonismo artístico (individual e coletivo) nesse cenário.

O projeto foi pensado a partir de uma rápida pesquisa em forma de questionário em 2020, aplicado aos artistas locais. Constatou-se que 44% deles têm problemas ou não compreendem como fazer para comercializar a sua produção, e 33% deles relataram a falta de espaços expositivos e de investimentos na região como um problema e 83% mencionaram ser muito difícil encontrar soluções para estes problemas. Estas questões serão o foco do encontro.

De acordo com a equipe da Bólide, o curso vai funcionar em um formato de exposição dialogada onde será direcionado a reflexões sobre questões como De que forma se estruturam as etapas de produção, circulação, legitimação e consumo de arte; Quais estratégias de desenvolvimento de carreira, inserção profissional e circulação; Suas funções e por que assumir o protagonismo de um agente no sistema de Arte Artes Visuais em Natal. Também será trabalhado o tema, talvez mais importante: Qual ponto você deseja trabalhar em seu processo de profissionalização?

A curaora possui mais de 15 anos de experiência em consultoria de arte, desenvolvimento e coordenação de projetos, comunicação e gestão de carreira para artistas visuais. Além de atuar em galerias, participou de uma pesquisa e publicação do “Manual de importação e exportação de obras de arte” para o projeto de internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea “Latitude: platform for brazilian galleries abroad” em 2013 e fez parte da equipe que desenvolveu o “Guia do artista visual - inserção e internacionalização" publicado pelo Ministério da Cultura em 2018.

Serviço:

Para a inscrição link: https://forms.gle/C8sUjJr6RDENibWy6