Valéria mescla repertório de clássicos do samba e compositores locais. Foto:

Agenda Cultural

Contemplada em mais um edital, Valéria Oliveira segue com lives de samba

Cantora apresenta duas lives a partir desta quinta-feira, através do edital Poti-Cultural do SESC-RN

09 de setembro de 2020

Nas rodas de samba locais, sejam virtuais ou com público, sempre tem a presença da cantora Valéria Oliveira. Contemplada em mais um edital Poti-Cultural do Sesc-RN, a cantora apresenta duas lives  “Valéria Oliveira e o Samba” em formato voz e violão. A primeira é nesta quinta-feira, 10 de setembro, às 19h, pelo canal do SESC RN no YouTube. A apresentação será transmitida do home estúdio de Valéria e terá 1h30 de duração.

Desde o início do isolamento social, Valéria e equipe suspenderam as atividades presenciais da roda “Cores do Nosso Samba”, projeto que já dura seis anos. A última edição presencial aconteceu em janeiro deste ano, durante o carnaval de Natal, e a primeira no formato virtual aconteceu recentemente, no final de agosto, com equipe de produção e o time de músicos reduzidos. A cantora conta que tem encontrado nas lives uma forma se manter ativa e próxima, mesmo que virtualmente, do seu público.

Nas apresentações a cantora potiguar compartilha um pouco da sua iniciação e trajetória dentro do universo do samba, o que aconteceu a partir da homenagem a Clara Nunes, e dos encontros com ícones do samba carioca como Dona Ivone Lara, a Velha Guarda da Portela, o maestro Rildo Hora, a cantora e radialista Dorina entre outros nomes; e a sua reaproximação com a comunidade das Rocas, bairro onde nasceu, destacando também as interações com sambistas potiguares como Mestre Zorro, Seu Aluízio Pereira (Malandros do samba), Rogerinho Lucarino (Balanço do Morro), Graça Almeida (rainha da bateria da Balanço) e com Carlos Brito (Batuque de um povo).  Fala também sobre sua participação em outros projetos de samba e do processo criativo dos seus próprios sambas, tocando ainda na importância de dar visibilidade à mulher como protagonista em um universo majoritariamente e historicamente machista.

O roteiro musical da primeira live trará sambas como “É nacional” (Rico Dias/Valéria Oliveira), “Do meu jeito” (Ivando Monte/Valéria Oliveira), “Ladrão” (Luiz Gadelha/Valeria Oliveira), “Injúrias” (Simona Talma/Valéria Oliveira); “Na lama, na lapa” (Khrystal/Valéria Oliveira), “Não pense duas vezes” (Valéria Oliveira/Carlos Britto), “Um toque” (Vinicius Lins/Valéria Oliveira), “Confissão”, “Samba do apartamento”, “Sacrário” e “Menina Moça” todos de Valéria Oliveira. Nesse roteiro Valéria apresenta também um samba de Rogerinho Lucarino, que representa bem o legado do Mestre Lucarino, fundador da Balanço do Morro.

O foco do projeto é a música, mas a artista reservará também um espaço para um bate-papo com seu público.  Então, aqueles que tiverem alguma pergunta pra Valéria Oliveira sobre a relação dela com o samba podem acompanhar as enquetes do perfil @coresdonossosamba e deixar sua pergunta.  As 5 primeiras perguntas que chegarem serão respondidas no dia da live e Valéria irá interagir livremente com o público presente.

SERVIÇO:

Live Valéria Oliveira e o Samba

Dia 10 de setembro, quinta-feira, às 19h

Transmissão: Canal: YOUTUBE