Livro reúne textos ficcionais em forma de mensagens

Agenda Cultural

“Correio Amoroso” reúne Edney Silvestre, Ana Pessoa, Clotilde Tavares e mais 17 autores

Antologia traz autores escrevendo sobre paixão em forma de cartas e mensagens ficcionais. Clotilde Tavares é única representante do RN

23 de maio de 2022

Em um mundo dominado por mensagens curtas e amores líquidos, discorrer sobre o sentimento arrebatador do amor, através de cartas, não parece tão ridículo como apregoou o poeta português Fernando Pessoa nos famosos versos “todas as cartas de amor são ridículas…”. Na verdade, pode ser instigante e terapêutico. É o que mostra a antologia “Correio Amoroso: 20 Cartas sobre paixões, encontros e despedidas” (Editora Oficina Raquel). A obra está em pré-venda e o lançamento físico está previsto para o começo de junho, em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. 

Organizado pelo escritor e jornalista Henrique Rodrigues, o livro apresenta um recorte da diversidade da literatura brasileira atual, retratando também as diferentes formas de manifestação do amor por meio do gênero epistolar, um estilo quase desaparecido neste século. “Nas cartas o leitor encontra uma variedade de sentimentos que causam tanto empatia quanto identificação”, apresenta o organizador. 

Entre os autores de diversos estilos e gerações está a escritora Clotilde Tavares representando o Rio Grande do Norte, já que aqui reside desde os anos 1970. Além dela, assinam textos os autores Ana Pessoa (Portugal), Bruno Ribeiro (PB), Cristiane Sobral (DF), Edney Silvestre (RJ), Henrique Rodrigues (RJ), que atua como compilador, Jacques Fux (MG),  Jessé Andarilho (RJ), João Carrascoza (SP), Luíza Mussnich (RJ), Marcela Dantés (MG), Marcelo Moutinho (RJ), Mário Rodrigues (PE), Mateus Baldi (RJ), Natália Borges Polesso (RS), Natalia Timerman (SP), Olívia Nicoletti (SP), Paula Gicovate (RJ), Renata Belmonte (CE) e Taylane Cruz (BA).

“O livro só tem celebridades, a figura mais humilde sou eu”, brinca Clotilde Tavares. Ela conheceu o organizador em 2019, em um evento literário do Sesc e ano passado recebeu o convite, que muito lhe animou. "Eu fui convidada pelo organizador, Henrique Rodrigues, para fazer parte dessa antologia. A ideia me pareceu excelente e eu escrevi um conto que terminou ficando muito grande para o espaço; em vez de reduzir o tamanho, escrevi outro completamente diferente e achei isso muito legal porque eu, que comecei na literatura escrevendo contos, nunca mais tinha praticado esse gênero", contou a autora.

O texto de Clotilde publicado no "Correio Amoroso" tem como título "Sorvete com Cobertura". "Como a proposta pedia um conto escrito em forma de mensagens, os meus personagens são um casal jovem; ambos trabalham em horários diferentes e se comunicam através de bilhetes deixados na porta da geladeira. Se amam tanto, e a vida é tão difícil! E o amor é mesmo uma coisa muito linda".

Sobre o interesse das gerações mais novas pela obra, Clotilde acredita que enquanto o ser humano permanecer sobre o planeta haverá espaço para se mandar texto sobre amor. "O que vai mudar talvez seja o tipo de texto. Mas vai ter uma mensagem amorosa sempre rolando pelo ar", refletiu a autora potiguar e também colunista deste TÍPICO LOCAL. Empolgada em voltar a escrever contos, Clotilde já considera a possibilidade de preparar um volume de contos para publicação - "mas isso é projeto para 2023".

 

SERVIÇO

“Correio Amoroso: 20 Cartas sobre paixões, encontros e despedidas” (Editora Oficina Raquel).| Preço r$ 64,90. Acesse:

https://www.oficinaraquel.com.br/livro/correio-amoroso-20-cartas-sobre-paixoes-encontros-e-despedidas/