Zuza Homem de Mello em participação no Encontro Natalense de Escritores. Foto: Tribuna do Norte

Agenda Cultural

Crítico Zuza Homem de Mello morre em São Paulo aos 87 anos

Para lembrar a importância do estudioso da música brasileira, Itaú Cultural divulga trecho de documentário que será lançado em 2021

04 de outubro de 2020

O ouvido mais apurado da música brasileira, o pesquisador, jornalista e contrabaixista Zuza Homem de Mello, morreu na madrugada deste domingo, aos 87 anos. Era o mais importante pesquisador de música do País. Ele morreu enquanto dormia em seu apartamento, no bairro de Pinheiros, na capital paulista. A causa da morte foi infarto.

Ocupante da cadeira 17 da Academia Paulista de Letras, coordenador da Enciclopédia da Música Brasil, Zuza  era músico contrabaixista, quando começou a carreira de produtor e crítico nos anos 1950, após estudar música nos EUA. Ao retornar, passou a ser engenheiro de som em grandes festivais.

Atuando no rádio e depois nos principais jornais do Brasil, concentrou sua carreira como crítico de música. Foi a partir dele que o mundo conheceu algumas joias da música brasileira, como Elis Regina, João Bosco, Luiz Gonzaga, Raul Seixas. Realizador de grandes eventos, revelou nomes como Chico César e Zélia Duncan. Recentemente, Zuza havia finalizado este ano a biografia sobre João Gilberto.

Em entrevista que concedeu à imprensa de Natal quando aqui esteve para o Encontro Natalense de Escritores (ENE) em 2008, ele declarou que uma das grandes revelações da MPB na época era potiguar, a cantora Roberta Sá.

Para lembrar a importância do estudioso da música brasileira, o Itaú cultural divulgou um trecho inédito gravado pelo Itaú Cultural com o Zuza Homem de Mello e que será lançado em 2021 como uma série de programas de TV, em que Zuza fala sobre seus discos preferidos e suas referências musicais. 

Zuza foi conselheiro informal da instituição no campo da música e em projetos especiais, nos quais brilharam seu conhecimento enciclopédico sobre os gêneros, os autores, os músicos e os discos que construíram o nosso imaginário sonoro.

Antes de falecer, Zuza se preparava para gravar uma série de 10 episódios sobre grandes nomes da música brasileira, que seriam distribuídos pelo Itaú Cultural por whatsapp, para levar informação histórica principalmente a públicos mais jovens. “Nas últimas semanas já havíamos definido que nesta nova parceria ele iria falar sobre nomes como o Maestro Milton Santos, Vadico, Rogério Duprat e Sérgio Ricardo, entre outros”, conta Edson Natale, gerente de Música do Itaú Cultural.