Escultura tridimensional feitas em sucata. Foto: reprodução/Internet

Agenda Cultural

Cultura na Cidade destaca as esculturas de Dimauri Lima e os cordeis do poeta Xexéu

12º episódio da série, exibida na plataforma da Prefeitura do Natal, aborda esta semana arte popular e arte urbana

22 de julho de 2020

 O 12º episódio da série Cultura na Cidade, exibido na plataforma da Prefeitura do Natal, aborda esta semana a cultura popular, artes plásticas, graffiti e o acervo do Museu de Cultura Djalma Maranhão. Basta acessar no Youtube o  https://www.youtube.com/natalprefeitura.

  

Acariense Dimauri Lima niciou sua carreira como ajudante de mecânico e através da arte ganhou reconhecimento internacional. Foto: frames

Um dos vídeos de destaque é o documentário sobre o trabalho do artista Dimauri Lima, que produz esculturas tridimensionais em material de sucata. Conta a trajetória e obra deste acariense que iniciou sua carreira como ajudante de mecânico e através da arte ganhou reconhecimento internacional.

Também lembra a trajetória do poeta Xexéu (João Gomes Sobrinho) nasceu em 1935 e começou ainda criança a improvisar rimas e a tomar gosto pela sonoridade das palavras. O documentário é produto do Projeto Cordelíricas, aprovado pelo Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) da Prefeitura do Natal.

Ainda dentro da Cultura Popular está o registro do Boi de Reis Pintadinho, apresentado em vídeo documentário gravado no Espaço Cultural Museu do Vaqueiro e produzido pela Secretaria de Cultura de Natal (Secult-Funcarte).

A religiosidade também se faz presente no vídeo “Novenário de Nossa Senhora da Conceição”. Gravado no Município de Afonso Bezerra, o registro compõe o acervo do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão.           

O registro fotográfico (making off) da exposição de Renato Vale, de  Recife em 1958, onde estuda desenho com Francisco Neves (1978), Chalita (1979) e desenho e pintura com Fernando Lúcio (1980).