Clotilde Tavares é dramaturga, atriz e professora de teatro

Agenda Cultural

Curso sobre Teatro Grego em agosto está com inscrições abertas

Ministrado por Clotilde Tavares, o conteúdo é é indicado para quem gosta de História, Teatro, antiguidade, mitologia e conhecimento em geral

01 de agosto de 2020

A Casa da Ribeira, em seu programa educativo virtual, abre as inscrições para o minicurso on-line História do Teatro - módulo 1 Teatro Grego, com a escritora, dramaturga, atriz e professora de teatro, Clotilde Tavares. O minicurso será aos sábados, nos dias 15, 22 e 29 de agosto, das 15h às 17h na plataforma Sympla Streaming. (sympla.com/casadaribeira).

O conteúdo é uma viagem no tempo e é indicado para quem gosta de História, Teatro, antiguidade, mitologia, artes e conhecimento em geral. Para quem perdeu a aula introdutória “As origens do teatro”, realizado no sábado passado, Clotilde Tavares resolveu disponibilizá-la em formato podcast no Youtube. Acesse aqui: https://youtu.be/1veuj9eByIY A professora também abriu um grupo no whatsapp para dar suporte aos alunos interessados nesse acompanhamento, dicas de leituras e conversas sobre os temas.  

Confira as etapas:

1. “Teatro grego: conceitos básicos, a evolução dos espaços, os concursos, Aristóteles e A Poética. As partes da tragédia: encenação, melopeia, elocução, mito ou fábula, caráter e pensamento. Estrutura do mito. Unidades de ação. Peripécia e reconhecimento. Nó e desenlace. Catástrofe.

2. A essência do trágico. “Métron” e “hybris”. Ésquilo, o primeiro dos grandes dramaturgos e sua trilogia Oresteia, composta das peças Agamemnon, As Coéforas e As Eumênides. Duas interpretações; matriarcado x patriarcado, “guénos” x “pólis”.

3.  Sófocles e a Trilogia Tebana. A maldição familiar. Édipo Rei: a mais perfeita das tragédias gregas. Antígona: conflito estado x indivíduo. Eurípides com Medeia, uma tragédia de amor e ódio, e a volta ao caos com As Bacantes.