Tacaranguejo: como o nome sugere, prato leva tucupi e patolas. Foto: Cedida

É Típico!

Da comida a cerveja, tudo é do Norte no Tucupi Bistrô

Marcos Aurélio e Aline comandam o espaço inaugurado durante a pandemia, que faz sucesso com mais de 30 pratos da cozinha amazônica

22 de janeiro de 2021

Por Cinthia Lopes

Dizer que a Amazônia é logo ali na esquina não soaria estranho se o caminho levar ao Tucupi Bistrô. Inaugurado durante a pandemia, em uma das unidades do CCAB Sul, Capim Macio, o novo restaurante tem chamado a atenção por oferecer uma grande variedade de pratos da cozinha do Norte. São mais de 30 opções no menu. Tudo tem um pé no Pará, na Floresta e nos ingredientes da rica e exótica culinária de influência indígena. A empreitada é do casal Marcos Aurélio Ribeiro e Aline Santos, que vieram de Belém para Natal há seis anos.

O bistrô nasceu do desejo de ter um espaço para vender produtos típicos do Pará. Primeiro como espaço delivery para venda do açaí puro, farinha e pirarucu. A aceitação foi imediata e logo abriram o espaço do salão. No final de dezembro de 2020, o casal inaugurou a unidade em João Pessoa-PB e em breve terá Tucupi na praia da Pipa e em Caruaru-PE.

“Tucupi Bistrô surgiu porque identificamos que Natal poderia ter um espaço mais dedicado a culinária da Amazônia, com pratos que são nossa essência”, contou Marcos “Tucupi”, como os amigos o chamam. “Criei uma espécie de fast-food indígena e as pessoas gostaram”, brinca o empresário.

Tradicional Tacacá é servido na cumbuca indígena, em porção individual

A ideia do bistrô é oferecer uma experiência dos sabores exóticos desta cozinha que atrai comensais do mundo todo. Os pratos são servidos em porções individuais para tornar a experiência variada. Há desde o Tacacá, considerado pelos grandes chefs como o prato mais brasileiro do Brasil. O Pato no Tucupi, com toda sua exuberância nos temperos. O menu inclui maniçoba, Vatapá paraense, Arroz paraense, Tacaranguejo, Unha de caranguejo, açaí com peixes da Amazônia, entre outros. “É uma culinária tão extensa e espetacular que sempre teremos pratos novos para apresentar aos nossos clientes. Nosso Tacacá, por exemplo, é servido na cuia indígena”, contou. 

Vatapá paraense é uma das iguarias mais pedidas no Tucupi Bistrô

As bebidas seguem o mesmo terroir. Sucos de açaí, taperebá, cupuaçu,  bacuri. Cervejas também são trazidas de Belém. Cerpa, Tijuca. A próxima a entrar na carta é a Amazon Bier, conhecida por elaborar cervejas com sabores dos frutos da floresta, como o cupuaçu, taperebá e bacuri. “Estamos para trazer os rótulos da Amazon, que fabrica suas cervejas na estação das docas, é um espaço gastronômico às margens da baía do Guajará”, comentou.

Unha de caranguejo empanada

As opções de doces e sobremesas são os cremes de cupuaçu e bacuri além de sorvetes com sabores de frutas amazônicas. “Foi muito trabalho montar o cardápio porque os pratos de nossa culinária são específicos, cheio de temperos exóticos e produtos que tem que vir do Pará.  Minha família tem tradição de cozinhar e em nossos encontros, minha mãe e minhas irmãs inventavam pratos maravilhosos com os produtos e temperos paraenses. Eu quis trazer um pouco disso pro Tucupi”.

 

Maniçoba, a feijoada amazônica. E o famoso Arroz paraense

Alguns ingredientes são comprados em Natal, mas a maioria vem de Belém. Alguns pratos necessitam de tempo para o preparo ideal. “Uma feijoada de folhas, por exemplo, tem que ser fervida por 07 dias para ser consumida. enfim, são dezenas de produtos de origem indígena que misturados de forma adequada, criam muitos pratos de sabores únicos”.

Serviço:

Tucupi Bistrô, av. Engenheiro Roberto Freire, 481, CCAB-Sul. Aberto de ter à sex, das 15h30 às 21h30 e sab. e dom, das 11h30 às 14h30 e 16h às 21h. Tel.: 84 996591418. @tucupi bistrô