Dácio Galvão, Elza Cirne e Antonio Spinelli são novos Sócios-Efetivos do IHGRN

Agenda Cultural

Dácio Galvão, Antonio Spinelli e outros três nomes são empossados no IHGRN

Instituto Histórico e Geográfico do RN realiza na terça-feira (8) às 9h, a posse de cinco novos membros como Sócios-Efetivos da instituição

06 de junho de 2021

O Instituto Histórico e Geográfico do RN realiza na terça-feira (8) às 9h, a posse de cinco novos membros como Sócios-Efetivos da instituição. Serão empossados o escritor e gestor cultural Dácio Galvão, os professores e acadêmicos Conceição Spinelli, José Antonio Spineli, Antônio Alberto Cortez e Maria Elza Bezerra Cirne.
A solenidade será conduzida pelo presidente Ormuz Barbalho Simonetti e pelo diretor-orador Francisco Honório de Medeiros Filho. O Instituto é a mais antiga entidade do Rio Grande do Norte e abriga uma coleção museológica, documental e bibliográfica referente à história e cultura do Rio Grande do Norte. A "Casa da Memória" completou em março 119 anos.

"É uma honra fazer parte do IHGRN, instituição centenária que conserva e fomenta cultura, geografia, história e a memória do Rio Grande do Norte”, disse Dácio Galvão, que será conduzido à cadeira que pertenceu ao pai Hélio Galvão. Para o Presidente do IHGRN, Ormuz Simonetti, a presença destes novos membros no Instituto Histórico ilustram uma característica da entidade. Segundo Ormuz, a solenidade será rápida com todos os protocolos sanitários necessários. A mudança de horário foi para readequar a agenda de todos os membros convidados. 

O Presidente do IHGRN, Ormuz Simonetti, lembrou a condução também de Dácio Galvão à cadeira de Hélio Galvão. “Dácio Galvão é um escritor e pessoa atuante na cultura, com uma grande contribuição para Natal. Ele já era Sócio Emérito e nada mais natural ocupar a agora a cadeira que pertenceu ao patrono Hélio Galvão, seu pai participando desta importante instituição centenária na qual ele pode contribuir”, disse. 

O Instituto Histórico e Geográfico do RN conserva sob sua tutela artefatos, documentos e livros relativos à história e cultura do Rio Grande do Norte. Fundado em 29 de março de 1902, por um grupo de notáveis, o instituto teve ex-governadores, intelectuais e figuras proeminentes do Estado nos seus quadros, dentre os sócio-fundadores estão Alberto Maranhão, Henrique Castriciano, Tavares de Lyra, Eloy de Souza, Manuel Dantas, Thomaz Landin, entre outros. Os IHG são instituições de direito privado e fins públicos, oferecendo espaço para visitação, franqueando o acervo para pesquisa.

Apesar da pandemia, o IHGRN não ficou sem produzir. Foi lançado, este ano, uma série de vídeos com depoimentos e histórias sobre a entidade e pode ser vista no perfil do Instagram. O IHGRN tem um portal atualizado e seu acervo vem sendo digitalizado pela UFRN, parte já se encontra para pesquisa no https://ihgrn.org.br/

SERVIÇO:
Posse de Sócios-Efetivos no IHGRN
Terça-feira, 8 de Junho, 9h. 
Local  Salão Nobre do IHGRN