Dácio Galvão também participa oralizando seus versos. Foto: Encarte

Agenda Cultural

Dácio Galvão lança disco-livro com participações de Toninho Horta e Jorge Du Peixe

"Poemúsicas 3" fecha a trilogia de versos musicados por músicos e cantores convidados. Lançamento será dia 10 , no espaço Ruy Pereira

28 de outubro de 2021

Cinthia Lopes

A pandemia isolou muita gente em seus ambientes físicos, mas ao mesmo tempo abriu uma janela que reverberou de modo virtual e uniu até quem estava a milhares de quilômetros de distância. Na impossibilidade dos encontros literários e musicais, o poeta e escritor natalense Dácio Galvão despachou uma nova remessa de sua produção poética para alguns ilustres amigos. Nessa troca de diálogos de whatsapp e gravações à distância nasceu o "Poemúsica 3", disco-livro que celebra o encontro da poesia com a música e reúne um time estrelado de compositores, intérpretes e músicos.

Repleto de ritmos brasileiros e versos que remetem à negritude e ancestralidade, o disco conta com interpretações de Zezé Motta, Jorge Du Peixe, Carlinhos Brown, Felipe Cordeiro, Lia de Itamaracá, Alaíde Costa, Daúde, Tião Carvalho, Banda Didá, Bule Bule, dentre outros nomes, incluindo os co-autores Toninho Horta, Carlos Zens, Gereba Barreto e Jubileu Filho. “Poemúsicas 3” é parte da série de Disco-livro escrito com o Poemúsicas de 2009 e o álbum 2, em 2018. 

O lançamento será no dia 10 de novembro, no Espaço Cultural Ruy Pereira (Zé Reeira), a partir das 16h. O espaço público será convertido em pista de dança, sob a batuta do DJ Alf, para reverberar a música enquanto ritmo e poesia. A programação também contará com uma aula-espetáculo do guitarrista Jaguar Andrade, que participa numa das faixas do disco. A presença do artista é patrocinada pelo Sebrae-RN. A obra sai pelo selo Nação Potiguar, numa parceria do Scriptorium Candinha Bezerra e Fundação Hélio Galvão.

Ao todo são 15 poemas musicados. Entre cirandas norteadas, batuques praieiros e até um xote militante, muitas estrelas dialogam com este compilado de poemas da fase recente do autor, que se considera mais motivado politicamente. “O disco-livro coloca os poemas em movimentos integrando linguagens, como faz a récita de Arrigo Barnabé, as sonoridades da guitarra de Jaguar Andrade e o contrabaixo de Arismar do Espírito Santo”, pontua Dácio Galvão. 

O disco abre com os versos de “Saga”, com melodia e voz do instrumentista, arranjador e guitarrista mineiro Toninho Horta (“O rio desliza/Água no Baldo, no dia, na dor / o Sertão-mundo de Otacília / Companhia nas veredas, amor”). Dos parceiros, o mais presente é o baiano Gereba Barreto, que participa criando a melodia para cinco poemas: “Tom”, no qual dialogam o músico do Nação Zumbi Jorge Du Peixe e o cantor Tião Carvalho. 

Em Xote Militante (“O mar/Mulher de mil sóis/Dorso líquido nas Proas das manhãs…”), que Dácio Galvão dedica-o a Augusto de Campos e Maiakovski. “Fé - Vozes Negras”, poema em que o autor saúda pais e mestres como Mestre Geraldo, Paulo Africano, Mestre Correia e Possidônio. ”Ele" (“Samba de latada, é morada/ samba de matuto, é astuto…”) com participação de Bule Bule nos vocais, pandeiro e prato. E “Eu”, que aborda povos ancestrais oprimidos em suas práticas religiosas.

Outro parceiro é o músico potiguar Carlos Zens, que entrega uma “Ciranda” potente para a vocalização de Lia de Itamaracá sob a introdução de Dácio Galvão, oralizando os próprios versos. Jubileu Filho entrou com a levada dançante em poemas “Adagiário”, que recebe a voz de Daúde, e “Nortear”, com Felipe Cordeiro, Patrícia Bastos e participação de Manoel Cordeiro na guitarra. 

Além de poeta, Dácio Galvão é gestor cultural, produtor, escritor e atual Secretário de Cultura de Natal (Secult / Funcarte). É mestre e Doutor em literatura pela UFRN. Tem seis livros no currículo, entre ensaios e poesia; o último foi “Poética Geral”. De sua bibliografia constam os livros “Blues Repartido”, “Palavras, Palavras, Palavras”, “Da Poesia ao Poema” e no ano passado registros “Uma poesia Câmara Cascudo: um livro no inferno da biblioteca”. Além dos Cd's-livros “Poemúsicas1” e "Poemúsica 2".


Serviço

"Poemúsicas 3". Lançamento dia 10 de novembro, a partir das 16h, no Espaço Cultural Ruy Pereira (Zé Reeira), Cidade Alta. Participação do DJ Alf. Sessão de autógrafos e aula-Espetáculo com Jaguar Andrade, guitarrista.