Banda instrumental irreverente mistura afro beat e baião em projeto de estreia. Foto: Leticia de Ma
Agenda Cultural
“Fela Dum Gonzaga”, novo projeto do grupo de música instrumental, mescla os orgânicos com os sintetizados, recorta, cola, remixa e surpreende.
23 de novembro de 2022
As pistas não são mais as mesmas e o Muntchako, trio de música instrumental, põe mais azeite na mistura com a fusão do afrobeat com o baião com o som das lendas Fela Kuti e Luiz Gonzaga. Com álbum ainda inédito previsto para lançar 2023, o projeto ‘Fela dum Gonzaga’ já virou show e está na estrada que passa por Natal em 26 de novembro no Festival Dosol.
Ao olhar o mapa mundial na época da pangeia, é possível visualizar a conexão entre o Nordeste do Brasil e a Nigéria, na África. Estes territórios se encaixam perfeitamente. O Muntchako, em mais uma de suas pesquisas pelos sons e estéticas terceiro-mundistas, misturou duas manifestações musicais autênticas e significativas para a construção da música universal. Essa colisão respeitosa e irreverente resultou no projeto que foi financiado pelo FAC - Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
Os três ninjas da arte dançante que formam o Muntchako - Samuel Mota (guitarra, synths, programações e produção musical), Rodrigo Barata (bateria e beats) e Macaxeira Acioli (samples, beats e percussão) – contam com o sax barítono de Esdras Nogueira e a sanfona de Juninho Ferreira. Eles deram uma mexida nos baús de Fela Kuti e Gonzagão, recortaram, colaram e criaram em cima.
Entre os singles já lançados, "Waka Morena" une a raridade "Waka Waka" (umas das primeiras gravações de Fela Kuti, raridade inestimável da música Africana) mesclada com "Vem Morena" (eternizada pela sanfona e gogó de Gonzagão) e ainda uma base nervosa de dubstep.
"Pagode Russo" celebra a forte influência que a dança dos cossacos teve sobre a cultura tradicional do frevo Pernambucano. Talvez, quem mais tenha se aproximado de dizer algo a respeito, tenha sido Luiz Gonzaga. Aqui, o Muntchako frita a música e acrescenta banjo, uma flauta-pife sinuosa, uma sanfona rebelde, percussões indomadas, synths eletrônicos envenenados, e os graves do peso do beat pulsando num pseudo baião.
Serviço:
"Fela dum Gonzaga" é uma pérola da música instrumental brasileira contemporânea de pista.
Serviço Muntchako - Fela dum Gonzaga em Natal:
26/11 - Festival DOSOL
Arena das Dunas - Natal (RN)
Informações e ingressos: https://outgo.com.br/festivaldosol2022
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022