Banda instrumental irreverente mistura afro beat e baião em projeto de estreia. Foto: Leticia de Ma

Agenda Cultural

De Brasília, Muntchako põe Fela Kuti e Luiz Gonzaga na pista do Festival DoSol

“Fela Dum Gonzaga”, novo projeto do grupo de música instrumental, mescla os orgânicos com os sintetizados, recorta, cola, remixa e surpreende.

23 de novembro de 2022

As pistas não são mais as mesmas e o Muntchako, trio de música instrumental, põe mais azeite na mistura com a fusão do afrobeat com o baião com o som das lendas Fela Kuti e Luiz Gonzaga. Com álbum ainda inédito previsto para lançar 2023, o projeto ‘Fela dum Gonzaga’ já virou show e está na estrada que passa por Natal em 26 de novembro no Festival Dosol.

Ao olhar o mapa mundial na época da pangeia, é possível visualizar a conexão entre o Nordeste do Brasil e a Nigéria, na África. Estes territórios se encaixam perfeitamente. O Muntchako, em mais uma de suas pesquisas pelos sons e estéticas terceiro-mundistas, misturou duas manifestações musicais autênticas e significativas para a construção da música universal.  Essa colisão respeitosa e irreverente resultou no projeto que foi financiado pelo FAC - Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

Os três ninjas da arte dançante que formam o Muntchako - Samuel Mota (guitarra, synths, programações e produção musical), Rodrigo Barata (bateria e beats) e Macaxeira Acioli (samples, beats e percussão) – contam com o sax barítono de Esdras Nogueira e a sanfona de Juninho Ferreira. Eles deram uma mexida nos baús de Fela Kuti e Gonzagão, recortaram, colaram e criaram em cima. 

Entre os singles já lançados, "Waka Morena" une a raridade "Waka Waka" (umas das primeiras gravações de Fela Kuti, raridade inestimável da música Africana) mesclada com "Vem Morena" (eternizada pela sanfona e gogó de Gonzagão) e ainda uma base nervosa de dubstep.

"Pagode Russo" celebra a forte influência que a dança dos cossacos teve sobre a cultura tradicional do frevo Pernambucano. Talvez, quem mais tenha se aproximado de dizer algo a respeito, tenha sido Luiz Gonzaga. Aqui, o Muntchako frita a música e acrescenta banjo, uma flauta-pife sinuosa, uma sanfona rebelde, percussões indomadas, synths eletrônicos envenenados, e os graves do peso do beat pulsando num pseudo baião.

Serviço:

"Fela dum Gonzaga" é uma pérola da música instrumental brasileira contemporânea de pista. 

Serviço Muntchako - Fela dum Gonzaga em Natal:

26/11 - Festival DOSOL

Arena das Dunas - Natal (RN)

Informações e ingressos: https://outgo.com.br/festivaldosol2022