Receitas com flores da Broto Cozinha, D. Cecília Confeitaria e Oito Coquetéis

É Típico!

De jardim à loja de flores comestíveis: Conheça Ahorta Viveiro e seu 'Guia de comedores de Flores'

Empresa especializada em flores lança material inédito e gratuito com receitas e abre jardim para visitas

03 de abril de 2022

A grande maioria das flores existentes no mundo não é somente decorativa, mas comestível. Elas são compostas principalmente por água e contêm vários nutrientes e qualidades energéticas e antioxidantes, o que faz um alimento perfeito para reforçar uma dieta saudável. Muitas são ótimas fontes de potássio, ferro e até cálcio.  Entretanto, por muito tempo seu uso era mais comum em restaurantes de alta gastronomia e muitos viam o consumo com certa desconfiança, apesar do encanto que elas conferem às preparações.

Essa estranheza foi se revertendo nos últimos anos com a divulgação de pesquisas sobre diversidade alimentar, popularização de hortas urbanas e a difusão das PANCs (plantas alimentícias não convencionais) — recentemente uma obra do curso de Nutrição da UFRN sobre Pancs venceu o Prêmio Jabuti na categoria Gastronomia. O fato é que as flores têm ganhado cada vez mais espaço na gastronomia, coferindo charme e beleza ao prato e ainda o alto valor nutricional.

Para quem quer conhecer mais sobre o assunto já pode consultar uma publicação inédita por aqui: “Do Jardim para a Mesa: "Flores Comestíveis - Um Guia Completo para Curiosos e Comedores de Flores”, produzida pela Ahorta Viveiro Sensorial e Afetivo. A comercialização das flores comestíveis para diversos estabelecimentos gastronômicos, confeitarias e buffets de Natal. Nascida em meio à pandemia, a empresa hoje se apresenta como um jardim comestível aberto às visitações para todos que quiserem conhecer e provar as flores comestíveis cultivadas no local. 

 

Flores comestíveis embaladas para entrega: Beleza e nutrição na cozinha

Flores de comer

A obra é inédita e traz diversas informações como: cuidados na escolha e no consumo, diferenças entre as flores tóxicas e não tóxicas, um catálogo com as flores mais utilizadas, além de dicas para o uso culinário e receitas. O guia é gratuito e está disponível para download pelo Instagram do viveiro - @ahortaviveiro ou no link AQUI

Pollyanne Azevedo, responsável pelo projeto, pesquisa, curadoria de dados do guia e idealizadora da Ahorta, fala sobre o livro: “O guia traz um mundo de infinitas possibilidades para enriquecer ainda mais a nossa alimentação. As flores dão um toque deliciosamente delicado aos preparos gastronômicos, valorizando ainda mais o prato e atribuindo-lhes mais cor, sabor, aroma e textura. O intuito do material é divulgar e orientar o maior número de pessoas sobre o consumo seguro das flores comestíveis e como introduzi-las na dieta alimentar”.

Segundo a obra, o uso culinário das flores comestíveis é bem variado e elas podem ser consumidas em saladas, massas artesanais, sorvetes caseiros, sobremesas, bebidas e infusões. Entre as flores com sugestão de consumo no guia estão: Crisântemos, Dálias, Petúnias, Rosas, Clitória, Cravinas e Cravos, entre outras.

Em Santa Cruz-RN, o restaurante Uau Sushi é adepto das flores comestíveis

Os cuidados na ingestão de flores também são apresentados na publicação. “Saber reconhecer e identificar essas partes comestíveis das flores é essencial para garantir a segurança alimentar no uso culinário. Muitas delas permitem o consumo de suas pétalas e inflorescências, ao mesmo tempo em que podem conter toxinas no caule ou no miolo”, explica a curadora.

Segundo a organizadora, o consumo no Rio Grande do Norte também vem crescendo. “Atualmente comercializamos para estabelecimentos gastronômicos, confeitarias e buffets em Natal. Além da Ahorta Viveiro, outros produtores como o Caminho das Índias, em Goianinha, e Natural Hortifruti, localizada na Ceasa, também oferecem uma variedade de flores comestíveis”, explica Pollyanne.

Uso milenar 

Aqui no Brasil, o uso de flores comestíveis vem se popularizando, principalmente, na culinária orgânica. O hábito de comer flores não é mais uma invenção culinária ou modismo, mas uma redescoberta de antigas tradições milenares que caíram em desuso ao longo do tempo. Essa prática milenar, chamada de florifagia (hábito de comer flores) tem raízes profundas na história da humanidade e remonta aos tempos antigos, quando diferentes civilizações recorriam constantemente à natureza para retirar seu sustento.

 

Serviço: Acesse o livro

Visite a horta

As visitas ao jardim sensorial podem ser agendadas pelo Instagram @@ahortaviveiro e pelo whatsapp - (84) 99837-6878. A loja funciona na rua Moisés cSesyon, 3526, em Candelária.